24/08/2012

Um roteiro de programa eleitoral


Sorria para o vazio, como se estivesse recebendo alguém, mas sob hipótese alguma olhe para as câmeras, tente se fazer parecer um líder, não o pateta que és. As perguntas serão feitas apenas na gravação, de acordo com o modo como recitar suas falas. Limite-se a aguardar o sinal do director para cada uma delas.

Faça cara de sério, mas não a ponto de parecer que estás com diarreia, então fale pausadamente e com firmeza:
Eu nasci nesta cidade, conheço seus moradores, sua gente mais simples. Desde muito cedo comecei a trabalhar para ajudar no sustento da família, estudando de manhã e indo para o batente à tarde. Mas chegou um momento em que me vi em uma encruzilhada, então precisei passar a estudar à noite e trabalhar de dia. Foi uma época difícil, em que eu me acostumei à dureza da vida, comecei a me reconhecer no cidadão desfavorecido. Eu sei o que é passar por dificuldades, só quem sabe pode dizer, e tem capacidade para liderar um povo rumo a uma vida melhor.

Faça uma pausa, junte as mãos discretamente, como se estivesse digerindo uma pergunta séria sobre a cidade, encoste na cadeira, faça cara de gente séria e decidida, solte em tom de desafio:
Eu não tenho medo de desagradar, não estou aqui para ser o cara legal na frente das câmeras, mas que trai seu povo nos bastidores. Vou fazer as reformas necessárias, doa a quem doer, empenho minha palavra nisso. Malandro que entrar no meu gabinete, tentando obter vantagens às custas do bem comum, sairá de lá algemado, e eu ainda o processarei por danos morais à minha pessoa, por me abordar como se eu fosse um corrupto. Cortarei cabeças até mesmo de meus assessores mais próximos, para dar o exemplo de lisura e lealdade ao povo, que tanto faz falta nos dias de hoje.

Agora faça cara de bravo, mas sem ranger os dentes, olhe fixamente para o vazio, feche os punhos e respire fundo. Solte com força e diga:
É um absurdo o estudante ter que levantar de madrugada, para caminhar no escuro por muitas quadras, por calçadas quebradas e ruas esburacadas, com um meliante de tocaia a cada esquina, até chegar ao ponto de ônibus, que sabe-se lá se vai atrasar ou não. Precisamos urgente reformular o transporte público, dando prioridade a microônibus, mais ágeis e adequados às ruas estreitas da peripheria, deixando os veículos de maior porte para as horas de maior demanda. Chegando à escola, ele terá que encontrar um prédio limpo e bem conservado, com professores e administrativos dispostos a guiar seus passos para um futuro digno. Disso eu não abro mão!

Em seguida, faça cara de escárnio, pose de intelectual, meneie a cabeça como se tivesse ouvido algo mais absurdo do que sua candidatura, e então fale o seguinte:
Você acha que eu acredito nisso? Eu estou na política há muitos anos, conheço de perto as artimanhas do poder público, para fingir que está trabalhando e enrolar o pobre cidadão. Vou valorizar o servidor público como ele merece, mas também vou cobrar resultados à altura, quero ver o contribuinte feliz, satisfeito com os serviços prestados, saindo da auterquia com seu problema resolvido. Eu vou fazer parcerias com a iniciativa privada, resguardando as atribuições do poder público, para evitar abusos como os dos pedágios de São Paulo, que não demora e farão o cidadão andar sempre em primeira marcha, de tantos postos de cobrança pelo caminho. Eu sou político há muitos anos, conheço os labirintos do poder público e sei como resolver isso.

Agora relaxe, concorde com o que um entrevistador hipotético tiver dito e sorria. Volte as palmas das mãos para cima, certificando-se de que foram depiladas, olhe para elas e comece a falar isto:
Eu gosto de trabalhar! Se parar de trabalhar um dia só, que seja, acho que eu adoeço. Por isso o eleitor pode ter certeza, meu secretariado será escolhido com base técnica, escolherei os aliados com maior competência para entregar a condução das secretarias, exigirei equipes enxutas e constituídas de gente capaz, com vontade de fazer desta cidade um lugar melhor para se viver. Para isso é preciso não só bons serviços, mas também lazer e cultura. Fomentarei as manifestações artísticas por toda a cidade, reformando e construindo praças, mas não como se faz hoje, serão feitas com material de primeira qualidade, com planejamento, para ninguém tropeçar em fileiras idiotas de tijolos mal cozidos, para que o cidadão leve sua família para se entreter com arte e cultura, sem medo de se machucar.

Faça cara de ligeira surpresa, sorria com desdém, meneie a cabeça e solte:
Então disseram isso? Oras vejam só! Pois eu desafio! Cancelo minha candidatura se alguém provar que tenho rabo preso com alguém. Denúncias foram feitas, mas saí ileso de todas elas, porque sou um homem honesto, honrado, de caráter ilibado, pai de família e cidadão exemplar. Vamos, mostre! Cadê as provas? Não tem provas, porque essas besteiras são falsas. Só isso.

Esqueça que suas intenções são a de esquecer a cidade e se candidatar a governador, e depois largar o Estado no meio do mandato para tentar ser presidente. Respire fundo e diga isso:
Tenho documento registrado em cartório, garantindo, assegurando ao cidadão que eu cumprirei o meu mandato na íntegra, me dedicando em tempo integral à condução desta cidade que eu amo. O partido me ofereceu muitas oportunidades para ser executivo em cidades mais ricas, onde eu teria mais prestígio e comodidades. Tenho muito apreço pelos meus correligionários e seus concidadãos, mas eu amo esta cidade, eu amo meu povo como amo minha esposa, por isso vocês podem ficar tranqüilos, que minha dedicação não será apenas em tempo integral, mas em mandato integral.

Agora faça carinha de contente, sorrisinho de gente honesta e tímida, agradeça ao entrevistador invisível e arremate assim:
Eu é que agradeço pela oportunidade de poder servir ao meu povo, minha cidade, minha gente.

Aqui se encerram as gravações dos primeiros programas. Caso interesse, e sabendo que seu diploma foi comprado em suaves prestações, seu fugitivo do Mobral, haverá um dicionário e uma gramática ilustrada, caso queira saber o que significam as palavras que disseste durante a gravação. É até bom, porque assim não passas muiito vexame no corpo-a-corpo com o eleitor.

Nenhum comentário: