26/11/2012

Everybody hates Nanael

http://rederecord.r7.com/2012/06/28/ela-pega-muito-no-pe-do-chris-conheca-a-senhorita-morello/?pid=3875#ngg-img

Depois que um certo directorzinho chamou de mongos, gente com Q.I um pouco acima da média, com eu, a Record deu um pequeno e temporário refresco para o Pica-Pau, passando a reprisar "Todo Mundo Odeia o Chris". Eu preferia o Pica-Pau ao programa do cidadão em questão, porque gosto da influência de Tex Avery na animação; e como ele faz falta! E, francamente, a série oitentista dá de dez que quase todas as atrações da televisão nacional. Mostra muito mais sobre sociedade e política, de uma forma muito agradável de se encarar o pior da realidade, do que todos os nossos telejornais e periódicos juntos, não bastasse a narrativa indefectível do Chris adulto. Fora que é uma delícia ver os anos oitenta tão bem reproduzidos. Quase um Peanuts com actores de verdade.

Eu não sou exactamente um nerd de televisão, nem me considero um caxias, expressão equivalente do meu tempo. Não vi todos os episódios da série, não memorizei nomes e frases, e sou incapaz de citar, com segurança, um que tenha me chamado mais a atenção, a exceção de um. Foi quando Chris, sabotado por um professor mal amado, como se sua má sorte não fosse suficiente, largou os estudos formais, conseguindo concluir a escola com testes supletivos. Bem, sabemos que o ensino público americano não é a maravilha que os alienados fazem parecer, mesmo assim dá de dez na maioria das nossas escolas particulares. Lá, para passar, ainda tem que saber. E Chris provou que sabia o suficiente, quando mostrou à família, em uma lanchonete, o envelope com o resultado de aprovatório.

Foi então, na desistência, que o branquelo valentão confessou que tinha inveja dele, por isso o agredia. Claro que na vida real, é quase improvável que um mané que só conhece a inteligência muscular, faça isso. Mas como eu disse, a série é uma aula de sociedade e política, não poderia ser fidelíssima à realidade porque, bem... a realidade em que vivemos é mais falsa do que Louis Vuitton de R$ 19,99. Uma série bem feita como essa, mesmo retratando o mundo de trinta anos atrás, é mais fidedigna do que os noticiários. Ei, eu não sou um jovenzinho, eu estava lá para ver, posso dizer como era a época e se uma ficção a retrata bem. "Everybody Hates Chris" é uma das melhores produções retrô-oitentistas que já vi, se não a melhor. Por que? Porque retrata gente comum em suas rotinas comuns, mas de forma ligeiramente caricata, uma parábola novelística para ajudar a compreender melhor, não há pedagogia que supere este método.

A professora bonitona, e depois promovida a directora da escola, Senhorita Morello, era provavelmente a única pessoa que REALMENTE acreditava nele. Era ela que o segurava na escola, que enxergava o seu potencial e, principalmente, que o tratava com o devido respeito... E mesmo assim, acabou acreditando nas evidências circunstanciais de que era vítima. Não dava, ele não era só atrapalhado, ele tinha uma caveira de burro como signo solar!

Bem, como Chris narra sua vida de cão, de quando era um garoto, podemos supor que ele sobreviveu aos percalços que vieram depois. Não pensem que tudo aquilo é só ficção, não de todo, há pessoas que passaram por cousas parecidas, e uma delas é este escriba que vos fala.

Eu também precisei abandonar os estudos formais, por absoluta falta de resultados. Não entrarei em pormenores, não cabe fazer isso aqui, mas posso dizer que amarguei a culpa de ter decepcionado muita gente. De algumas eu carrego ainda os lutos, um deles bem recente. Conclui o antigo segundo grau em provas de suficiência, como Chris.

Não foi uma decisão fácil, agradável e não me deixou mais livre. Contra indico para qualquer um que ainda tenha um fio de esperança de conseguir um diploma. Eu já não tinha nenhuma. Mas quando digo "nenhuma", não é porque odiava alguém, algo, ou estava revoltado e protestando contra tudo isso que aí está. Minhas forças já tinham acabado mesmo, e paguei caro pela minha decisão. Não foi a melhor, foi a menos ruim, algo como desligar os aparelhos e deixar o paciente ter uma morte digna, após anos de coma profundo, nos quais só faltou a recomendação de adubar uma vez ao mês.

Crianças, foi péssimo. Vocês pensam que sabem o que é humilhação? Eu amarguei meia década sendo tratado como um pária, um americano espionando para Hitler. Por muitos anos, todo mundo me apontou o dedo, veladamente ou não. Se alguém aí pensa que sabe o que é bullying, e eu conheci isso durante toda a vida escolar, não faz idéia do que se passa ao tomar uma decisão assim.

Arrependimento? Não. Não porque eu lutei até o fim. Não larguei de repente, porque estava cansado e decidi dar um tempo na vida. Larguei porque não agüentava mais mesmo, e dei sinais inequívocos, por anos, de que isso iria acontecer.

Não vou choramingar pitangas, nem sou apreciador desta fruta, mas sinto falta de uma rotina de estudos. Infelizmente, nas condições, no contexto e com a cabeça sempre à beira da explosão, nem cuidar de meus blogs, o que fazia com os pés nas costas, tenho conseguido a contento.

Estudar formalmente, à sério, demanda mais do que disciplina e força de vontade. Um mínimo de continuidade na leitura e nos exercícios, sob pena de tudo se perder, é imprescindível. Meia hora por dia, basta, em condições adequadas. Estou longe de tê-las.

Como seria minha vida hoje, se eu tivesse insistido? Melhor? Tens certeza? Estavas lá, do meu lado, para poder dizer? Tudo o que se disser será mera especulação. Tudo o que posso,e devo afirmar, é que não tomem isto como exemplo, tomem como lição. Se vocês ainda têm um mínimo de esperanças, e 99,99% de vocês têm, insistam. Vocês não fazem idéia do grau de rebaixamento a que se é submetido, por se largar os estudos, especialmente quando todo mundo "acha" que tu tens um potencial enorme, gigantesco, colossal, cósmico, escalafobético.

Todo mundo me achava inteligente, mas por isso mesmo, todo mundo achava que ia mal porque queria. Não daria pelota, se não fosse gente muito cara para mim. Sei que e o quanto decepcionei todo mundo. Ninguém além de mim, sabe o preço que paguei por isso. Acreditem, garotos, vocês não sabem. Então ponham todas as suas fibras no foco dos estudos, e deixem o lazer para as horas de lazer.

Se voltarei aos bancos, algum, dia, eu não sei. Os tempos de turbulência e impotência não terminaram. O que eu queria ser, não vem ao caso, eu não sou, mas também não vou procurar culpados para isso, não vai retroceder o tempo e não vai resolver meus problemas. Leiam bem o que vou dizer agora, e meditem sempre que pensarem em largar os estudos, seja qual for o motivo: O inferno existe, e eu estou nele.

2 comentários:

Lilly Rose disse...

Boa tarde querido Nanael!
Amigo, este texto está espetacular.
Não apenas por tu explicares exactamente as mensagens deste inteligente e espirituoso seriado "Todo Mundo Odeia O Chris". Mas também por tua análise particular.

Eu assisto regularmente o seriado, junto a meu filho. Muitas boas lições de conduta, formação de carater, podem ser mostradas a nossos filhos através de um programa assim

Temas relevantes, sempre são abordados de forma descontraída, mas certeira.
Preconceitos dos mais diversos, a necessidade de um bom núcleo familiar (Chris é pobre p/ os padrões da época) mas ele pode contar com o apoio do Pai Julius e da mãe Rochelle sempre que a situação requer.

Há também a inserção de responsabilidades aos filhos, os problemas da dita "aborrecência", uso de drogas...
Enfim, os episódios são um ensinamento acessível à garotada.

Fico apenas um pouco triste de perceber teu deabafo, que se destaca em vários aspectos do texto, amigo.

Mas como tu bem escrevestes, "não vou procurar culpados para isso..."

E tu não procurastes mesmo, seguistes em frente com os instrumentos que muito bem aprendestes a dominar.

Sim Nanael, tu tens por certo... sempre tivestes, um enorme potencial! E está a ser muito bem desenvolvido!!
Uma das provas cá está, tua inteligência e destreza ao escreveres e a maneira como te expressas.

Que este teu desabafo sirva de exemplo para aqueles que por outros motivos, (diversos dos teus) queiram largar os bancos escolares.

A sociedade hoje é pródiga em criar novos rótulos a cada dia, novas formas de preconceitos.....

Qto a ti sinceramente amigo, o caminho em que estás hoje, em meu humilde pensar, é o caminho para encontrares a ti mesmo. E estás a caminhar muito bem !!!

O Nanael que eu conheço é ímpar, bom amigo, uma pessoa digna e tem uma nobre missão.
E a cumpre principalmente pelo dom da palavra.
Palavra que precisamos ler, e assim melhor entender muitos temas.

Estas são as palavras de Nanael.

Mensagens, reflexões, críticas bem colocadas...

Tu estás onde deverias estar. O mundo precisa de pessoas que saibam "como" e "de que forma", dizer o que precisa ser dito.

Amigo querido, que a paz e a boa fortuna sejam tuas eternas companheiras!!

Namastê !!!

Aromas de Rosas...
Lilly Rose







Nanael Soubaim disse...

Amiga Lilly, caríssima, soham, Agradeço pela manifestação efusiva e consistente.

Não pretendia fazer um desabafo, apenas repassar minha experiência, em um momento que me pareceu oportuno.

De resto, fique à vontade, a casa é nossa.