02/05/2012

A novela da tarde

"Vai ser"???

Olha, eu vou ser sincera com você... Este é o pior texto que eu já vi em toda a minha vida! E olha que eu analiso, em média, uns dez ou doze roteiros por mês, há mais de vinte anos!

Chamar de ruim é elogio. Seus personagens são meras cópias uns dos outros, só mudando adereços, tiques, sexo e biotipos, quando muito! A impressão é que você pegou imagens de manequins de vitrine, na internet, e retocou tudo no paint brush, nem photoshop literário posso dizer que tem aqui!

Aliás, de literário isto não tem absolutamente nada! As falas são tão forçadas, que quase vejo Torquemanda nos bastidores, fazendo ameaças a quem não conseguir falar. Não vou dizer que é um roteiro idiota, porque para ser idiota precisa melhorar muito! Teremos que encontrar, quem sabe no português arcaico, algo que sirva para adjetivar isto!

Estes policiais aqui, por exemplo, você tirou de onde? Copiou e colou trechos de filmes dos Três Patetas? Isto é para ser engraçado, o alívio cômico da trama? Eles são tão irreais, que até o Guarda Belo, do Manda-Chuva, é mais verossímil!

Em absolutamente todas as cenas, cada uma delas, não há nada que justifique a cena posterior! Não dá nem para chamar isto aqui de caricato, porque é esculacho da pior estirpe! Até a trilha sonora sugeria é fora de contexto! Pode dar até processo contra a emissora, por difamação das obras!

As novelas mexicanas mais canhestras, têm cenas mais naturais e espontâneas do que estas! Nem dá para chamar isto de chichê, porque até para isso precisa de talento - e você não tem nenhum. Isto aqui é 'lixê', não dá nem para chamar de 'novelinha bobinha' ou 'água com açúcar'. É risco de diabetes tipo dois para qualquer um que passar do primeiro capítulo! Se esta porcaria for ao ar, vai faltar cana para produzir etanol!

Meu Deus, quem foi a ameba ignóbil  e anencéfala, que inventou que pessoas boas devem ser crédulas, bobinhas, ingênuas, chatas e com Q.I de ostra? O que te faz pensar que um homem, mesmo o mais banana, ficaria olhando a esposa se agarrando com outro, apenas soltando gemidos de indignação? Tudo para perdoá-la nos dez últimos segundos do último capítulo, em um cenário (literalmente) cor-de-rosa e viverem felizes para sempre?

Isto nem pode ser chamado de lavagem cerebral, é lobotomia televisiva da grossa! Colocar isto no ar, é chamar o tele espectador de burro, na cara dele e sem rodeios! Aliás, esse povo aqui é anacrônico, porque ninguém tem celular, e-mail, nem telégrapho! A dificuldade de eles se comunicarem uns com os outros é maior do que a da minha avó, quando ela era criança, na roça, onde e quando nem energia tinha.

Você já notou o quanto as falas se repetem? Não. Pois tente se lembrar do que escreveu, provavelmente depois de ter fumado um baseado vencido. Seus personagens canhestros falam, todos eles, as mesmíssimas coisas, quase que as mesmíssimas palavras, quando estão na mesma situação. Não um, ou poucos, ou a maioria, mas TODOS ELES!

Olha só uma das piores: Uma milionária que descobre que o adolescente gostosão, é seu filho desaparecido, e o alisa, alisa, alisa, dá presentes, protege, fica falada na cidade inteira por isso, MAS NÃO PENSA EM FAZER TESTE DE DNA POR MEDO DO QUE OS OUTROS VÃO PENSAR!!! Cara! Em que planeta você vive? Fala sério, na boa! Tu nasceu na Terra mesmo?

Eu já ri na cara de muitos autores medíocres, alguns abaixo da linha da mediocridade, mas você superou todos eles! Você conseguiu me tirar até a vontade de te sacanear na tua cara! A vontade que me dá, é mandar um segurança baixar tuas calças, te segurar para eu fazer um canudo bem grosso disto e enfiar aí! Porque parece que foi daí que essa porcaria saiu!

Quer que eu seja sincera, sem ofensas pro lado pessoal, já que no profissional é inevitável? Está aprovado. Esta é a nossa nova novela das tardes. Faremos cenários e produção tão medíocres quanto o texto, escolheremos um título ainda mais imbecil e rodaremos.

2 comentários:

Lilly Rose disse...

Bom dia querido Nanael,

Amigo, este texto revela o que infelizmente tornou-se este poderoso veículo de midia, a TV.

Ela ainda é soberana entre os lares brasileiros. Mesmo diante do crescente número de usuários de computadores e mídias afins.

O que tu expões aqui é uma triste realidade, de facto. Poderia ser mudada...

Nanael, hoje aquela que tantos exemplos de bondade e verdade nos deixou, aniversaria.

Gostaria de parabenizá-la.

Mas o fiz em orações e imagino, que tu devas estar a fazer o mesmo.

Venho hoje então somar contigo, este carinho por uma mulher de rara beleza. De corpo e alma !!

Querido Nanael, um abençoado FDS para ti !!

Aromas de Rosas...
Lilly Rose

Nanael Soubaim disse...

Menininha, que saudades!
Estou esgotado, mas ainda hoje falo de Audrey.
Um abraço de avelã e mel.