10/02/2012

Sobre o facebook


Sim, eu tenho um perfil naquele pardieiro. Mas é um pardieiro familiar, fique bem claro. Abri a conta no ano passado, após insistentes convites de uma amiga muito querida e muito maluca. Não me arrependi.

Nele eu reencontrei a maior parte de meus amigos do tempo do Fórum do Garotas que Dizem Ni, inclusive as próprias garotas. Nem todos aparecem, há um recurso para ocultar e só aparecer a quem interessa, mas não entrarei nos méritos de cada um, limito-me a respeitar.

Não esperava me entrosar, meus leitores sabem o quanto gosto de uma reclusão periódica, que a vida tem me negado sistematicamente. Mas entrosei, ainda que involuntariamente. Encontrei muito mais gente com a qual encontrava dificuldades de contacto, conheci as caras de blogueiros amigos e fui apresentado a pessoas afins, que costumam me pedir adição.

Há uma pequena turma tentando transformar o Facebook em um orkut, encontrando resistência ferrenha. Há uns tentando passar vírus usando o perfil alheio, mas são rapidamente denunciados. Eu mesmo avisei a uma forista a esse respeito, mesmo não nos conhecendo ela foi receptiva ao meu aviso.

A maior reclamação de muitos usuários é a quantidade de mensagens indesejadas que recebem. A quantidade de publicações chocantes e/ou inadequadas também incomoda a maioria. Bem, para isso existe a opção de bloquear, a de excluir, a de ocultar, enfim, não precisa estragar uma amizade por uma momentânea falta de noção. Eu mantenho o devido respeito, exijo de volta e obtenho sem problemas.

Eu, particularmente, não tenho do que reclamar de meus contactos. Uso a rede social para não só estreitar laços, mas também para ajudar causas com as quais simpatizo e disseminar minhas ideias, inclusive por meio dos textos que escrevo.

Quando publico uma mensagem, normalmente aparece com rapidez alguém para aprovar. Não há aquela explosão de comentários e aprovações, como acontece com Eddie Van Feu e outros figurões da rede, mas no decorrer dos dias as pessoas mostram que estão lendo e simpatizando, muitas vezes compartilhando e passando para frente o que eu propus, disse ou denunciei.

Eu não sou um adicionador inveterado, mas não recuso um pedido sem um bom motivo, que ainda hoje não apareceu... Decerto que minha inépcia no mundo digital me faz deixar passar muita cousa e muita gente, mas vocês sabem como sou, um homo analogicus tentando se virar na era digital, mas ou menos como o Capitão Caverna sem as panterinhas.

Há pouco tempo, descobri que minha chefe imediata também tem perfil lá, ela e alguns colegas. Isto, para muita gente, seria o caos, o motivo perfeito para entrar em pânico e, em um acto de desespero, deletar a conta para abrir outra falsa. Bem, vamos aos factos. eu não sou hipócrita, não adulo chefes, não lhes faltando com o devido respeito, não falo asneiras pelas costas de ninguém e não publico intimidades minhas para todo mundo ver. Logo, eu posso falar com qualquer um, a qualquer momento, sem constrangimentos, porque mesmo as minhas críticas são fundamentadas e se limitam ao teor necessário. Tripudiar é ruim em qualquer área, virtual ou não.

O Facebook não me toma muito tempo, até porque não estou lá por causa do oba-oba de uma rede social, em que se "pode ver as actualizações de amigos, paquerar, saber das últimas tendências e bla-bla bla-bla bla-bla". Estou lá por causa das pessoas, não me interessam flertes e futilidades. Nem sempre é engraçado, porque pessoas nem sempre são engraçadas. Às vezes tenho que acolher gente com problemas sérios, que precisam de alguém com quem conversar e colocar seus bichos para fora. Faço-o com prazer, já disse isso aqui em outras ocasiões. As famosas, e por muitos odiadas, cutucadas do facebook, às vezes são só o que a pessoa consegue expressar, então respondo sempre.

Já conheci um usuário, que veio para Goiânia com o filho e aproveitou para me contactar. Foi um encontro agradável, extremamente familiar. Mas é o que eu disse no que já falei, depende totalmente do teu comportamento na rede.

Estou no Facebook porque ele está se mostrando útil. Não sei o uso que cada um faz do espaço que recebe da rede, eu uso o meu para trabalhar, fazer algo que preste e ser útil a quem me procura. Cada um tem suas prioridades, essa é a minha. Aos críticos, que afirmam que quem entra dá dinheiro ao seu criador, aviso que meu tributo está rendendo bons frutos, não tenho do que me queixar a respeito.

Há pessoas que aderem acreditando que suas vidas passarão a ter sentido, de então em diante; para elas a decepção é questão de tempo, quase sempre bem pouco tempo. Nada nem ninguém vai substituir uma carência interna, isso é função da própria pessoa. Um amigo de verdade pode ajudar muito, mas só ajudar.

Eu sou um homem antiquado, com ideias fora de moda e padrões que deixam muitos "progressistas" de cabelo eriçado. Por isso mesmo eu procuro usar dos bons modos, em minhas actividades, evitando falar tudo o que gostaria. Quem me conhece sabe o que eu quero dizer com cada vírgula, quem não conhece vai interpretar mal o texto mais completo e bem explicado. Um pouco de civilidade cai bem em qualquer lugar e situação, inclusive na guerra.

Se eu recomendo? Sim, recomendo, mas com ressalvas. Não vá entrar acreditando que seus problemas serão resolvidos, que todo mundo é amigo, que todo mundo é inimigo, que tudo o que circula é verdade ou que tudo o que circula é mentira. Com certeza vais encontrar gente disposta a te ajudar no que for possível, mas ninguém entra lá pensando em resolver os teus problemas, nem há cabimento pensar nisso. Lá, vocês vão encontrar gente, nada além de gente, com tudo de bom e ruim que se pode esperar. É como ir à praça e tentar fazer amigos, só que aqui o contacto é indirecto, e o que tu disseres fica registrado; pode servir de prova, contra ou a teu favor.

Se for entrar, tente produzir provas a teu favor, comporte-se como adulto civilizado, até amigos de verdade poderás conseguir.

4 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Gostei dessa propaganda retrô. Tudo bem que o hi-tech tem valor, mas essa arte mais clássica é interessante.

Nanael Soubaim disse...

Muito mais! O artista se coloca nela.

Vy disse...

Então querido, o meu não durou um mês, infelizmente não tenho mesmo paciência com redes sociais, e sim, muita coisa inútil que não interessa, bom , isso pode ser neura minha e talvez lhe pareça uma falta de educação, mas eu tentei, sei lá, o que postava ali também fica no blog, e acabava dando no mesmo. No Face acabei encontrando um monte de gente da família do "ex" com perguntas imbecis, achei melhor sair mesmo. Boa semana mago! Beijo! Vy

irene disse...

Concordo, amigo... Ética pessoal faz um bemmmmmm.