06/02/2021

Voltem para seus blogs!

 

"Você violou os termos!" "Hein? Tá falando comigo?"
(Str Trek Tomorrow Is Yesterday 1967 ep 19)

            O desencanto com as redes sociais começou quando as pessoas se deram conta de que nem todos são sociais, na verdade uma boa parcela é bem antissocial. O problema aqui veio quando essa índole deixou de ser um mecanismo de defesa para se tornar uma bandeira, de início com "Não estou nem aí para a sua opinião" saindo das respostas particulares a intrometidos, para ser jogado aos quatro ventos em postagens fora de contexto e dirigidas a qualquer um. Já não se tratava mais de gente que só queria passear pelos tópicos e ser deixada em paz, agora eram grupos de malas sem alça enchendo deliberadamente a paciência de todo mundo. Até aqui bastava bloquear o mala sem alça e tocar a vida.

            Juntaram-se a eles os grupos de "novo normal" que festejaram o advento de quadrinhos e animações alternativas repletos de politicamente correcto, engajamentos, inclusões, representatividade, discussões amplas e hai hai hai mil vai pra fora do Brasil! Deveria ser apenas mais um gênero nascente de entretenimento e assim seria, se não fosse a tendência humana em transformar tudo de uma nova religião, ainda que uma religião cética. Porque não basta gostar, é preciso atacar a opção do outro, esfregar na cara do outro seus próprios gostos, tentar obrigá-lo a compartilhar desse re-les en-tre-te-ni-men-to e, por fim, usar de sua paixão pela liberdade de expressão para tentar proibir todo mundo de usufruir dos antigos. Muito coerente mesmo... Depois de algum tempo, como a maioria absoluta dessas publicações e desses programas é absolutamente sem graça, desinteressante e aparentemente feito para só o seu criador entender, essa imensa maioria sai de circulação... então os militantes mimizentos vêm às redes sociais xingando e ameaçando todo mundo porque ninguém deixou de ver o que gosta para prestigiar seus entretenimentos sem graça. Agora chamam de "evolução" a retirada de "Tom & Jerry" do catálogo de uma empresa de demanda de vídeos, para mim uma tentativa de apagar um pedaço da história, porque o contexto das animações clássicas era outro e, assim como há quem diga que ninguém vira psicopata por jogar RPG e vídeo game, ninguém virou serial killer por causa dos desenhos antigos.

            Não sendo isso o bastante, essa gente que se leva à sério mais do que a própria seriedade começou a usar de seu enviezamento político, religioso, ideológico, psicopático para acusar os que não compartilham de seus gostos pessoais de serem inimigos dos oprimidos. Repentinamente, enquanto eles mesmos desejavam em público mortes lentas e sofridas para seus desafetos, pessoas que simplesmente respondiam com "Vai se lascar, corno" passaram a ver suas publicações censuradas, tendo como respostas dos censores discursos prontos que não explicam absolutamente nada. O tal algoritmo já "confundiu" uma imagem de Dom Pedro II com uma campanha da apologia às armas de fogo... e apagou a imagem do perfil de quem a postou... e ficou por isso mesmo. Notaram o sistema de pesos e medidas diversos? Incentivar a violência e a depredação tornou-se um direito de quem compartilha da ideologia ou religião (que no fundo são a mesmíssima porcaria) do censor de rede social, mas basta um do outro grupo escrever "foda-se" para receber bloqueio por uma semana ou mais, bastando uma besta cúbica denunciar como ofensivo. Eu já denunciei certa feita alguém incentivando à depredação, o que recebi DIAS DEPOIS foi uma resposta de "marcaremos como algo que você não quer ver"... Ou seja, não aparece mais para mim aquele tipo de postagem daquelas pessoas específicas, mas elas continuam lá.

            Se houver o discurso certo, é permitido ao usuário escrever "vocês sabem como os franceses protestam, não sabem?" para incentivar a destruição do patrimônio, basta haver o discurso certo com uma justificativa condizente com o pensamento do censor, como "eles se importam mais com vitrines do que com pessoas", mesmo sem conhecer as pessoas que estão acusando de desumanidade, mas o simples facto de ser do outro lado já activa o preconceito dos que lutam contra os preconceitos... dos outros. Nesse mesmo pacote de hipocrisias às claras, perfis de ditaduras e ditadores são mantidos intactos, assim como os de seus financiados, sempre com discursos pseudointelectuais idiotas e vagos como resposta a quem indague a respeito. Foi preciso que uma a Taiwan se reportasse para que UM perfil do PCC fosse posto em quarentena, tão somente em quarentena. Foi preciso que um Estado intervisse para que pelo menos isso acontecesse. O conteúdo? Justificativas à perseguição e prisão de minorias étnicas na China continental. As denúncias de pessoas comuns não surtiram efeito, mas se essas pessoas comuns se atrevem a justificar um revide como retaliação de guerra, pode ter sua conta cancelada por "discurso de ódio". Uma ditadura pode fazer isso, em redes sociais que são notória, aberta e assumidamente proibidas em seus territórios.

            Não me refiro a uma rede em específico, porque praticamente TODAS estão agindo assim, como candidatos ao grêmio estudantil, prometendo justiça e liberdade, mas tornando-se tiranos inescrupulosos assim que chegam ao poder, disseminando os dedos em riste, censurando opiniões divergentes das suas, editando notícias para só o que lhes interessa ser lido pelos asseclas e retaliando sem hesitação, sempre se fazendo de vítimas de suas vítimas. Sim, eu me lembro, cada grêmio se tornava uma nano ditadura sustentada pelo erário. E cada rede social está se tornando uma também. Bastou aparecer o momento certo e todas estão se mostrando como realmente são. Canais inteiros tirados do ar por divulgarem suas próprias opiniões, que não batem com as dos censores de redes... mas os canaizinhos das ditaduras de estimação estão lá, bem como de "jornalistas" levados para conhecer e falar bem delas. E eu já cansei de mostrar desmentidos, mas meus... "amigos"... ignoram solenemente, continuando a mostrar como o ditador é bonzinho e o democrático é perverso... só vêem o que suas ideolopradas permitem e ignoram o resto, como em uma igreja fundamentalista.

            Não foi à toa que Elon Musk apagou as contas da Tesla, exemplo seguido pela Chevrolet, e em ambos os casos a saída não surtiu nenhum efeito negativo, pelo contrário, o pessoal que estava se descabelando com comentaristas nonsenses, inconvenientes e até mesmo militantes apontando seus dedos acusatórios, agora estão lidando com o estresse normal das relações públicas com clientes e autarquias, dando retorno e justificando seus vencimentos. A divulgação das marcas que estão saindo voltou a ser de total controle dessas marcas, em seus sites, seguindo seus próprios critérios e atingindo sua clientela. Claro que eu lamento de não ter mais um canal de conversa com eles, mas compreendo plenamente, é dor de cabeça demais para retorno de menos. Se por telephone já é difícil controlar os ímpetos de um reclamante indignado, imagine controlar os ímpetos pubianos de gente que simplesmente quer atrapalhar, e de gente que pratica o "ódio do bem" que citei, em milhares de comentários e denúncias orquestrados em turma! Para empresas, não existe conta grátis... para ninguém é na verdade, mas são eles que tiram directametne de seus bolsos.

            Então aos que estão fartos disso, voltem aos seus sites, sejam páginas grandes ou meros blogs como este. No que é seu a censura é muito mais difícil e suas publicações só vão atingir o seu público, vocês sentirão a diferença logo nos primeiros dias. Poder escrever alguma bobagem qualquer, só para descontrair, sem ver dedos apontando para a sua testa ainda é possível, dentro do seu espaço pessoal, fora das redes. Decerto que a divulgação em uma rede é bem mais eficiente, mas essa é uma das armas de sedução dos censores de internet, que assim te obrigam a moderar sem necessidade real até que o que sair de seu teclado já não terá nada mais a ver com o que tu pensas. Não digo para saírem de todo dessas  redes porque isso seria dar espaço aos idiotas referenciados, eles simplesmente não podem se sentir à vontade para soltarem tudo o que querem e contra quem querem, porque qualquer um de nós pode ser alvo desse desvairo. Além do mais, em compartilhamento reservado as redes AINDA são uma ferramenta eficaz para divulgação de suas páginas independentes, bastando que o compartilhamento seja feito apenas a quem realmente interessa. Abandonar as redes sociais AINDA é uma utopia, mas pelo bem de sua sanidade mental, voltem para seus blogs!

2 comentários:

Xracer disse...

Tudo que voce falou eh a mais pura verdade. A realidade dos mi-mizentos que cancelam as pessoas porque elas falaram que os mi-mizentos cancelam as pessoas. Tempos dificeis que so tendem a piorar. Obrigado pela cronica, absolutamente fiel a realidade !

Nanael Soubaim disse...

Às ordens!