14/08/2013

A mais elegante

O anúncio segue o suspense comum a qualquer concurso feminino, com uma grande parcela das concorrentes se considerando a vencedora. Nenhuma gastou pouco, até porque é muito difícil conseguir modos refinados e aparência impecável, em um mundo extremamente apressado e poluído.

O mestre de cerimônias tira o resultado em papel rústico do envelope com relevos art noveau, dá uma balançada nas sobrancelhas e anuncia a vitória da "Senhora Grace Müller". Ela sinceramente não esperava, não depois do que passou para chegar em cima da hora ao pavilhão do concurso.

As outras também não esperavam, mas não podem reagir sem parecerem galinhas choronas. Elas não, mas mães, pais e agentes não só podem como o fazem, da forma mais deselegante possível! Sobem ao palco e cercam o mestre de cerimônias que, já esperando por isso, providenciou algumas apostilas e assentos para todos. Só se pronuncia quando estão todos sentados e de apostilas nas mãos, então explica os parágrafos marcados com fundo amarelo, no regulamento:
  1. Este é um concurso de cunho artístico e cultural. Não serão considerados o nome da família, as posses, a tradição nem o histórico precedente da candidata, a não ser que contribua positivamente para a sua boa apresentação.
  2. Os recursos movidos pela candidata e/ou sua equipe de apoio e/ou consulta, NÃO serão levados em consideração, a não ser que sejam considerados pelo júri, muito pequenos em comparação com os resultados obtidos.
  3. O aspecto estético conta dez pontos válidos, na escala de duzentos e cinqüenta, podendo ser majorado se houver nota máxima concedida por todo o corpo de cinqüenta jurados.
  4. A bagagem cultural conta de quinze a vinte pontos válidos na escala já citada neste regulamento. Não serão considerados "bagagem cultural" os seguintes ítens: novidades de revistas de celebridades, de reality shows, de artistas específicos que não tenham contribuído para o engrandecimento da arte e/ou da humanidade, viagens que não tenham agregado cultura útil.
  5. O vocabulário conta de dez a doze pontos, podendo ser majorado a critério do corpo de jurados, se houver unanimidade na nota máxima. Erros de português incompatíveis com a escolaridade, serão eliminatórios. Gírias e neologismos devem ser ditos somente na entrevista individual, devidamente acompanhados pelo sinal com os dedos de "aspas". O tom de voz acrescenta ou subtrai até três pontos, de acordo com a deliberação do corpo de jurados.
  6. A prova escrita conta de dez a quinze pontos, podendo ser majorado a critério do jurado, se houver unanimidade na nota máxima. A prova escrita terá duas etapas, a coloquial, em que é permitida a "reforma ortográphica", e a clássica, em que ela eliminará a candidata. Erros de português incompatíveis com a formação da candidata, serão eliminatórios.
  7. A prova de canto leva em consideração a afinação, a dicção e a sensação causada pelo timbre; este ítem fica a critério de cada jurado, com participação do público inscrito. Cada candidata cantará seis canções, três de sua escolha e três determinadas pela organização do concurso. Caso queira, a candidata poderá incluir uma canção à sua escolha, sem prejuízos ou acréscimos à pontuação.
  8. A prova de simpatia será avaliada por um júri extra, composto por três psicólogos, uma professora de boas maneiras e a vencedora do último concurso. Neste ítem, será avaliado o modo como a candidata trata cada pessoa, desde que entra até o momento em que si dos portões do local do concurso. Conforme aceito no acto da inscrição, todos os passos das candidatas serão vigiados de perto, e serão utilizados os serviços de actores para testes simulados.Espontaneidade conta pontos.
  9. A prova de relevância levará em conta a utilidade da candidata para a sua família e a sociedade. A promoção de festas, eventos e viagens para seus pares, sem finalidades altruístas, será desconsiderada. Trabalhar regularmente conta dez pontos, assistir entidades filantrópicas regularmente conta dez pontos, actividades socialmente úteis na internet contam até cinco pontos.
  10. A prova de solidez da elegância pode dobrar a pontuação da candidata, de acordo com o critério do corpo de jurados, se houver unanimidade na pontuação máxima. Serão levados em consideração o grau de dificuldades enfrentado pela candidata, os elementos potencialmente sabotadores, os danos sofridos e a apresentação da candidata após ter enfrentado todas as adversidades.
  11. Talentos. A criatividade e a capacidade de fazer mais com menos recursos, serão avaliados neste ítem. Não será necessário à candidata, apresentar artefatos complexos ou muito refinados. O bom gosto, o conteúdo e o conhecimento de causa, serão avaliados pelo corpo de jurados. Custos vultuosos não serão levados em consideração.
  12. Discrição. A candidata deverá ser comedida  em suas palavras, seus gestos e nos comentários a respeito de terceiros. Demonstrações de alegria e gestos particulares da candidata, poderão ser relevados, ou mesmo somar pontos na escala final. O corpo de jurados novamente contará com o auxílio do corpo auxiliar.
  13. Indumentária. Não será julgado o gosto pessoal da candidata. Serão avaliados três sub ítens: Estética, com consenso dentro do corpo de jurados e do público inscrito; Respeito à anatomia, com ênfase nas proporções e arranjos, bem como truques de conhecimento pessoal; Adequação dos trajes ao ambiente; Conhecimento sobre moda e costura. As categorias avaliadas são: Casual, Esporte, Esporte fino, Passeio, Gala, Vintage, Praia e outro à escolha da candidata.

Bem, vamos "desenhar", para evitar equívocos de interpretação. A Senhora Grace Müller usa uma Kombi 1974 da família para se deslocar. Eu andei de Kombi a infância inteira, quando meus pais eram feirantes, sei do que vou falar agora. Nossa vencedora, com louvor, mora em um bairro afastado, enfrenta o trânsito caótico de nossa metrópole em horário de rush, sem ar condicionado, sem bancos confortáveis e sem uma suspensão macia para ajudar.

Se não leram direito, isto é um concurso de elegância e bons modos, não de ostentação. Suas fortunas não contam pontos e não nos ameaçam.

A Senhora Grace Müller saiu da escola pública onde trabalha, se apressando para estar pronta para o andamento do concurso, saindo bem cedo de casa com não mais do que seu dedicado marido, enfrentando ruas com péssima pavimentação e sinalização deficiente, até conseguir chegar à ilha de civilização que é a região onde estamos agora.

Com tudo isso, a Senhora Grace Müller sempre tratou a todos com polidez, solicitude, sem medo de suar um pouco para ajudar nossos actores abusados, mesmo quando se vestiam de mendigos. No momento de suas avaliações, embora cansada, manteve o sorriso em seu belo rosto, se saindo bem em todas as provas, sempre agradecendo às pessoas que a ajudaram a chegar à etapa em que se encontrava.

Não citarei nomes, mas cada uma saberá de quem estou falando. Todas vocês, que agora reclamam, vieram de bairros próximos, quando não da vizinhança do evento. Mesmo tão de perto e vindo em carros de luxo, inclusive Rolls Royces, algumas candidatas não hesitaram em destratar e ofender nossos actores, mesmo já dentro da área externa do centro de convenções.

Antes das entrevistas individuais, absolutamente todas, à exceção da vencedora, foram flagradas disseminando intrigas contra as concorrentes, inclusive contra a Senhora Grace Müller, por ser de origem humilde. Reclamações de atitudes racistas chegaram aos nossos ouvidos, mesmo de candidatas claramente miscigenadas. Embora pequenos atrasos, devidamente justificados, fossem tolerados, algumas usaram de argumentação fútil, como facebook ou a chegada da nova coleção de inverno, outras simplesmente ignoraram a ficha de justificativa.

Com triste freqüência,  flagramos candidatas vindas de famílias abastadas, com formação acadêmica invejável, em atitudes vulgarescas, dignas do estereótipo das meretrizes de beira de estrada. A modéstia passou longe destas.

O objectivo do concurso é incentivar a civilidade, os bons modos e a humanidade nas pessoas, se valendo das vencedoras do concurso para dar o bom exemplo. E acreditem, há muitas pessoas que ainda prezam essas qualidades, inclusive os financiadores do concurso. Caso os reclamantes queriam contestar judicialmente, nossos advogados estão à disposição, conforme consta no contracto de inscrição. A Senhora Grace Müller agiu como uma princesa o tempo inteiro.

À vencedora e seu adorável marido, além da premiação divulgada, a premiação surpresa: Uma viagem de um mês à Europa, com o bônus de hóspedes por três dias, de sua Majestade a Rainha Elizabeth II da Inglaterra, uma de nossas apoiadoras, no Palácio de Buckingham. Sem mais, vamos à cerimônia de premiação! Maestro, patrocinadores e apoiadores, a homenagem à nova Senhora Elegância!

Nenhum comentário: