04/07/2011

Experimente ser bom

Viram o que fizeram a Ele?

Vamos! Cadê a coragem? A moda não é viver no extremo, na fronteira da sanidade física e mental?
Experimente ser bom, realmente bom, do coração para dentro e veja o que é bom para a tosse!
Ser bom não é bom para quem é. Não neste orbe de expiações, onde a perversidade é vista como caráter e a agressividade como força.

Experimente, vamos! No começo até te olham com bons olhos, aliviados de o mundo ainda ter jeito, de haver uma pessoa honesta por perto, que se importa com os outros como consigo mesmo. Mas é efêmero. Em pouco tempo as tuas virtudes passam a ser vistas como excentricidade, tuas idéias passam a ser tomadas como devaneios utopistas, teu comportamento como afetação e tuas palavras como ofensa aos que cultivam o vício.

No trabalho te confiarão as tarefas mais relevantes, de maior responsabilidade. Tua pontualidade e lisura de concuta deixarão teus chefes felizes e tranqüilos, certos de que tudo sairá a contento. Mas pára por aí. Não será o teu salário que aumentarão tão cedo, muito menos o que receberá maior reajuste. As xerox que tiraste do próprio bolso, porque a copiadora da empresa estava quebrada, jamais serão ressarcidas. A carona que deste a colegas tantas vezes, podes esquecer, nem a mangueira de ar coprimido para calibrar os pneus te estenderão. Aliás, pode ir esquecendo o sonho de subir na empresa. A não ser que o chefão seja (duvi-de-o-dó) metade do que tu és em caráter, amargarás o teu posto até a aposentadoria. Para não dizer que nada mudará, talvez te dêem uma mesa maior e um computador mais potente, para que faças ainda mais trabalho em menos tempo.

Os melhores salários serão para os desocupados, que passeiam pelos corredores, despejando carisma, enquanto observam idéias e métodos que podem apresentar ao chefe como se sua autoria. O reembolso será dado apenas aos malandros que superfaturarem notas fiscais de eventos tão pomposos quanto inúteis, passagens para palestras de motivação batidas que todo mundo conhece de cor e às quais eles realmente não vão. Aqueles que pegam o carro da empresa para ir à lotérica, fazer a fezinha do chefe imediato, esses talvez ganhem até carros novos pelos serviços prestados à corporação. A promoção irá para o papagaio que melhor e mais eficazmente repetir soluções que todo mundo conhece e poucos pão em prática, como tu, mas ao teu contrário os larápios têm todo tempo do mundo para adular e fazer intrigas.

A tua popularidade na escola não será o que pensares. Não que não venham a gostar de ti, pelo contrário, mas ninguém te suportará por perto por muito tempo, depois que tua utilidade estiver cumprida. Ninguém suporta alguém sendo bom sem estar ganhando para isso. Para começar, ainda que consigas ensinar aos colegas, as tuas notas dificilmente serão as melhores. quem tenta ser bom costuma ser mais prático do que teórico, ainda que consiga construir uma máquina complexa com cálculos elementares, nem sempre se lembra direito de uma equação de segundo grau. Quando houver uma mudança inesperada de local de prova, de trabalho, ou quando houver prova e trabalhos de última hora, serás o último a ser avisado, se te avisarem. porque não tens tempo nem verba para gastar em esbórnia, mesmo tendo posses tu preferes gastar tempo ajudando nos negócios da família do que fazendo fama de legalzão em bares e boates. Mas provavelmente não tens abundância de recursos, então precisas trabalhar e talvez procurar emprego. Isto não será levado em conta quando houver uma falha no trabalho acadêmico. O problema será só teu e terás que arcar com ele sozinho.
As colegas te verão como um excelente amigo, mas a maioria delas só tolerará tua índole altruísta enquanto precisar dela, pois, como dizem, "Homem bom só serve pra levar chifre e pagar a conta". Claro, com a idade isto tende a mudar, mas a idade de aprender e se socializar passa rápido. Sinto muito.

Se acaso se meteres em política, então se ferras de vez. Para começar, sabes que não poderá contar com os outros para fazer o que presta, se isto não lhes render poupudas comissões, então vão te sabotar só para se divertirem. Não, não estou brincando. Gente honesta é persona non grata na política brasileira, muito mais do que no resto do mundo. Não vais prometer esmolas, vais prometer usar dos recursos que o cargo oferece, e que não são poucos, para capacitar seus eleitores a subirem na vida por conta própria. Acontece que eles querem esmolas! Eles desaprenderam a ter dignidade, acham que isto é orgulho de gente metida a besta, eles trocam um voto por um lote na periferia sem pestanejar, desde o  Brasil Império é assim. Caso consigas se eleger, o que seria um milagre e por uma margem mínima de votos, será teu primeiro e último mandato, pois não te deixarão fazer nada, se brincar ainda te envolvem em um escândalo que manchará teu nome pelas próximas três encarnações. Será melhor tentar a vida em outro país.

A tua família te ama, estejas certo, ou já teria te executado ainda na puberdade. O teu insucesso, em comparação com os outros sujeitos da tua idade, a irrita. Não demos a desconfiarem que não és homem, ou não honras os seios que tens, depende do caso, para enfrentar a vida. Afinal, teus primos todos já têm algum patrimônio, que importam os métodos utilizados, ou as asneiras cometidas para tanto? Ninguém suporta a idéia de que tu podes ficar a vida inteira morando com a família, ainda que tua intenção seja outra e já tenha sido inequivocadamente exposta.

Não se iludas, não terás reconhecimento nenhum, de ninguém em momento algum. Se teimares em trilhar este caminho, saibas que ele é escaldante à luz do dia, gélido à noite, acidentado, íngreme, repleto de pedras escorregadias, e que praticamente ninguém vai te ajudar a andar quando se ferires, porque vais se ferir muito e com grande freqüência. Caso tenhas destaque social, serás uma excessão à regra, tão rara que ninguém esperará ver outro como tu conseguir o mesmo neste século.

Não cultivarás nenhum inimigo, mas o facto de não ver o inimigo de alguém como seu inimigo, fará aquele te ver como inimigo potencial. Tu serás inimigo de alguém sem teres feito nada contra ninguém. Assim sim, de graça.

Quem te disse que ser bom te poupa de alguma atribulação, mentiu. Quem te disse que ser bom atrairá a bondade dos outros, mentiu. Quem te disse que ser bom é bom neste mundo, mentiu. Ou no mínimo se equivocou crassamente.
Ser bom faz os outros verem melhor as falhas que preferem esconder, traz à tona o incômodo de ter que ver em tamanho real o erro que se tentava minimizar. Quem não usa drogas e se recusa mesmo a experimentar, vai incomodar muitos usuários, que te verão como possível delator, ou potencial censor caso venha a ter algum poder para tanto. Quem não se corrompe é visto como perigo extremo pelos corrompidos, porque ter o rabo livre te permite balançá-lo para onde tua consciência quiser, e isto pode ser muito perigoso para a integridade política e até física de um corrupto.

Se tens medo do que pode te acontecer, não dê sequer um passo adentro deste caminho. Vão te ferir. Nem todos serão maus, mas os ignorantes são facilmente manipuláveis e são rapidamente convencidos de que queres tirar o pouco que eles têm. Vão te usar como escada, sem escrúpulos, depois te abandonar assim que galgarem os degraus seguintes. Te farão promessas e te deixarão quase na miséria, para depois dizerem que não te prometeram nada e nunca te obrigaram a entrar em uma empresa. Tudo o que puderem sugar de ti, os vampiros do mundo sugarão.

Agora, se já deste alguns passos portão adentro, se continuas caminhando apesar do desconforto, se conseguiste achar que o caminho em si não é tão impiedoso quanto eu disse, meus pêsames. Acontece que ser bom vicia. Ser bom não tem cura e nada no universo vai te convencer a retroceder. Me dê a mão, que com os outros já sabes que não podemos contar.

5 comentários:

Edu disse...

Just a day in our lives, eu diria.

Não diria que vicia, mas faz bem pra alma. E sentir a alma bem, a alma leve, é algo que não se dá vontade de perder nunca.

Abraços e saudades, meu caro amigo.

Vy disse...

Dane-se a esbórnia, o "happy hour" a corrupção de toda espécie. Ser bom faz a gente se sentir parte de alguma coisa maior, que os outros jamais saberão o que significa. Nós somos as pérolas e "eles" são os porcos. Ser bom não significa ser bobo e deixar todo mundo pisar em cima. Se pisar e doer, grite. O pé é seu. Boa semana anjo!
E eu te adoro! Assim bonzinho do jeito que é! Beijão! Vy

Denize disse...

Ser boa, faz bem para minha alma....se alguém for evoluído o suficiente para usufruir, será sempre bem vindo! Se não, continuarei sendo boa...pelo menos enqunto estiver me fazendo bem...

Nanael Soubaim disse...

Pensei que este texto fosse para a galeria dos sem comentários! Não gosto de entrar na minha conta pelos calhambeques da prefeitura, mas vamos lá.
Fio, abraços e vê se aparece.
Crianças, eu apenas mostrei os apuros que acometem quem decide andar direito, não precisa ser um Francisco de Assis para isso. O que fiz foi dar um tapa com luva de pelica nos sabotadores, mostrando o que eles fazem com quem dizem admirar, trata-se de um recurso pedagógico que utilizo muito, sempre com sucesso.
Quanto a mim, quem disse que sou bonzinho? Sou um casca-grossa e reclamo quando me ferem, só que quase nunca sou considerado reclamante, quase sempre reclamado. Eu sou duro e os colegas de trabalho sabem o quanto, gostaria de ser macio, mas em uma autarquia pública assediada por corruptos não podemos esmorecer. Por ser casca-grossa, sinto pouco a pisada alheia, então nem sempre reclamo ou mesmo percebo a agressão.
Verei como fazer um texto para complementar este, mas ficará na fila como todas as outras idéias.

Continuem sendo bons.

irene disse...

Meu querido,
ledo engano intitular-se de "casca grossa"...
Viver em outras esferas apenas lhe confere esse jeito tão especial de ser.
Talvez não perceba quantos são os que tem admiração por você !!!!
(E são sinceros !!!!)
Abraços.