09/09/2019

Uma luz no fim do túnel! Será o trem?


    De antemão deixo claro que ainda estou enfrentando problemas de toda sorte, tenho pulicado no Palavra de Nanael a duras custas, então compreendam que minha melhor forma ainda não foi retomada... mas a despeito da franca decadência ainda em curso dos blogs, tenho recebido algumas surpresas interessantes.

    Há algum tempo as estatísticas até então preguiçosas, têm reagido em pequenos picos com uma freqüência em lento crescimento. De início eu via aliviado os picos atingirem de dez a treze pontos, uma ou duas vezes por mês, no restante do período os blogs voltavam a ficar às moscas. Tudo bem, eu não esperava nem metade disso, depois que o Tweeter democratizou a preguiça de escrever e ler.

    Com mais dois ou três meses tive um incremento inesperado de acessos, que já batiam facilmente os trinta pontos, uma ou duas vezes por mês. Vendo as origens, notei que se instalou uma prática de rodízios nacionais. Os Estados Unidos deram o pontapé com picos sazonais de mais de trinta pontos, então o Brasil começou a reagir e emplaca de vinte a trinta pontos, de vez em quando. A Europa começou a tropeçar e cair aqui dentro, especialmente Alemanha e França, dando de quinze a vinte pontos em média, cada um. Ok, isso raspou um pouco do meu desânimo e passei a escrever um pouco mais para essa gente que não comenta. Decerto que poderia ser só um surto por um erro do motor de busca, mas a freqüência tem se tornado muito confiável.

    Há cerca de um mês tive uma grata surpresa da Ucrânia, cujos nativos certamente não entendem patavinas do que eu escrevo, mas há brasileiros por lá e é principalmente a eles que credito os noventa e seis pontos de acesso que recebi. Eu não esperava por isso, então também não esperava que isso se repetisse, mas se repetiu, e desta vez a Rússia quis saber o que eles estava lendo com tanto interesse.

    Sou gato escaldado, então não fiz expectativas, apenas respirei aliviado pelo rio picométrico de esperança que surgiu, e que de tão frágil eu seguro com a mínima firmeza necessária, para que não se rompa. Enfim, apenas aproveito o momento, que pelo menos isso é fruto de meu árduo esforço desde o ano de 2006.

    Hoje, entrando novamente nos bastidores, para espantar as moscas, eis que vejo o cenário que printei e exibo acima do texto. Pico de 116 dos 133 acessos só dos americanos, e crescendo. Nada mau para uma página que estava se cobrindo de limo, por falta de visitas. Decidi ver os acessos em meus outros blogs; À Bateria, Demônios Internos, Talicoisa e Vintage Way of Life. Pois as contagens estão muito semelhantes, sendo que a Vintage Way of Life bateu os 148 acessos hoje. O mais intrigante é que se trata de um dos blogs mais esporádicos.

    O que está acontecendo? Eu não sei... ainda. Só posso afirmar que o formato tradicional dos blogs não está cansado como muita gente pensava. Pode ser que os primeiros realmente tenham tropeçado e caído aqui por acidente, com certeza alguns estranharam o que viram e voltaram depois por pura curiosidade, mas isso está acontecendo em praticamente todos os blogs! Não tenho acesso às estatísticas do Talicoisa porque o Fio me deu o bolo, mas as visualizações dos 281 capítulos do Dead Train aumentaram. Então não é só um surto e não se trata mais apenas de mera curiosidade; não apenas curiosidade.

    Não tenho elementos para acreditar que retomaremos os tempos de glória dos blogs, mas seguramente os blogueiros voltarão a ter o prestígio e a relevância de outrora. Então, meus queridos, tirem seus textos da gaveta vamos blogar!

    E vocês, caros leitores, não tenham cerimônia, podem comentar.

Nenhum comentário: