14/09/2012

Sobre música e crítica

Fonte da imagem: http://www.ruadireita.com/musica/info/o-papel-da-musica-na-saude/
O cantor que se acha cool:
Manoel! Foi pro céu-éu-éu-éu... Éu... Éu-eu-eu-eu-eu..... Bab-dab-doo-doo-doo... Foi pro céu, pro céu, pro céu ou-ou, ou-ou.... Pa-para pa-pa, pa-pa... Nhau nhau nhau... Ooohoooooooooooooooo! Tchéim!

Crítica:
O cantor Tinho fez uma releitura pós-moderna acústica e conceitual de um clássico da MPB, se reportando ao lúdico com arranjos vocais bem sacados e uma intelectualidade à flor da pele, ao nível de clube noturno. Notem que em momento algum ele tentou ser o autor da obra, preferindo ser a si mesmo enquanto artista espartano de sua origem cipestre. Claro que não é qualquer um que tem capacidade para compreender o alcance desta performance, que precisa de bastante maturação acadêmica para ser apreciada em todo o seu contextualismo hemorróidico.

O cantor que se acha engajado:
Ninguém presta, ninguém vale nada. Todo homem é gay, toda mulher é safada. Eu sou o mano da peripheria, eu sou a vítima da sociedade, eu tenho raiva do rico bonitinho. Se fosse eu que roubava essa porra dessa bolsa, os homi ia atirar e estourar minha cabeça!

Crítica:
Glorioso MC Peianca, voz da peripheria, dos desvalidos e desfavorecidos, que saiu da favela do morro do azeite azedo para o mundo. Retrata a realidade das ruas de forma dura e sem disfarces, denunciando a hipocrisia desta sociedade egoísta, falando o que lhe vem à (de)mente sem medo de ser politicamente incorrecto, cobrando os tubos por cada palavrão que fala sem medo, ao vivo. É realmente um exemplo para as nossas crianças, para as gerações futuras, para toda a sociedade.

O cantor que se acha intelectual:
Bav-v-v-va-va-va va-va-va... Menina de olhar tão cândido, a azeitona já não corre mais, que nem as pernas deste ser biônico, que só trabalha e não vive em paz... V-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v... Bava-va-va-va-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v-v...

Crítica:
Gêêêêêêniooooooooooo! Um baluarte da nossa música! Representando de uma era gloriosa! Só batucando no violão por 98% do tempo da apresentação. Viram só como ele olhava com desprezo para a platéia? Meia hora esnobando uma classe média que pagou mil reais por cabeça para entrar, fora o estacionamento, fora os flanelinhas, fora a comida, fora as cadeiras cobradas à parte. Isso sim é que é cantor!

Cantor que se acha de raíz:
Vô comprá caminhonetona e cumê as muiezada, quero três de cada vez, quatro na outra rodada. Vem muié, deixa de fricote, que me encontrar na vida é o melhor da sua sorte...

Crítica:
Muito autêntica a musicalidade Tadeu e Todano, refletindo o universo agro-urbano do interior brasileiro, fazendo emergir o autêntico homem do campo em sua mais sincera acepção. Este cedê de estréia traz toda a tradição do sertanejo de raíz, rompendo com os moldes tradicionais da cultura arcaica e ruralista do cancioneiro popular brasileiro.

Cantora que gosta de cantar:
Diga, flor, você não cabe mais aqui. Sua vontade de ir ao mundo já é maior do que teu quarto. Diga, flor, a sua mãe não é mais o bastão em que você já se apoiou. Diz pra mim, quais os seus sonhos a realizar, em que países já se imaginou, isso é sinal de que cresceu.
Diz pra mim, sei que essas asas já não cabem mais na casa em que você nasceu, no colo em que você cresceu.
Diz pra mim, não se importe se eu for chorar, segue tua vida que hoje é teu lar. Segue os sonhos que acalentou.
Voa! A vida não irá te perdoar, se você não aproveitar o mundo que ela te ofertou.
Voa! Ande adiante sem olhar pra trás. O choro cessa e a vida continua, a sua infância já acabou.
Voa! Foi tão bonito ter você aqui. Mas tem um mundo te esperando lá, pra te ajudar a ser mais você.
Se algum dia precisar... A velha mãe está aqui.

Crítica:
Piegas! Como essas coisas sentimentalóides ainda têm público? É por isso que este país não vai pra frente! As pessoas se apegam a sentimentalismos baratos, sem sofisticação, sem apelo, sem intelectualidade, sem mercadologia. Me dá nojo ver os discos dessa cantorazinha na prateleira de uma loja, pior ainda quando sou obrigado a ouvir alguém balbuceando seus versinhos cor-de-rosa, como se o mundo fosse perfeito! O MUNDO NÃO É PERFEITO, ELE É FEIO, PODRE, NOJENTO! NÃO EXISTE LUGAR PARA CANTORES DESSA LAIA NO MUNDO! PAREM DE COMPRAR E OUVIR, SEUS IDIOTAS MEDÍOCRES!

Nenhum comentário: