05/10/2012

Nem sempre é mentira

Fonte da imagem: http://www.celebrityredcarpet.co.uk/media/grace-kelly_m3172

Já está à porta, não há mais como voltar. Observa o bairro ainda preservado, ao redor, com janelas abertas, gente conversando nas calçadas, algumas Mirtes apontando para o estranho tímido, à porta da vizinha. Não é gente muito pobre, mas está muito longe de ser abastada. Viu alguns carros novos, populares, em algumas garagens. Na da moça, um Opala 1990 preto, à álcool, arrematado em um leilão do governo. Veio em sua boa e velha Veraneio D20, que usa muito para levar amigos e família. Pelo menos no tocante a "Não tenho bens materiais" ela foi sincera. Tanto melhor.

Há até vinte anos, poderia dizer que tentou ligar, mas o telephone caiu, ou o orelhão engoliu a ficha, qualquer desculpa esfarrapada da época. Mas estamos nos anos dez do século XXI, e ele confirmou hoje cedo mesmo o encontro. Fez a besteira extra de dizer EM PÚBLICO "Não, deixe que eu vou te buscar em casa, me espere que no fim da tarde eu bato à porta, lá pelas 18h, ok?", no que ela respondeu, para todo o planeta ler, até mesmo os astronautas da Estação Espacial Internacional "Meu Deus, que cavalheiro!!!! S2 S2 S2!!! *____________*..." Teceu uma dezena de linhas rasgando seda. Ele, acostumado a ter vinte, no máximo trinta comentários em suas postagens, vê mais de duas mil em uma manhã. Muitas com links de marchas nupciais. Sabendo por contactos, até Obama e Romney páram de brigar para cobrar que passem a lua de mel nos Estados Unidos.

Não é para menos. A moça, que usa a imagem de Grace de Mônaco como avatar, é conhecida pelo gênio terrível. Não leva desaforo para casa, não gosta de gracinhas de estranhos e já arranjou muita confusão por causa de gente invejosa. Muitos já lhe disseram que se fosse mais mansinha, mais meiga, mais submissa, arranjaria um par. As respostas geralmente vinham em tons tempestuosos. Não bastasse essa fama notória e recheada de boatos, muitos contactos lhe disseram que ela era feia como a fome gulosa.

Já namorou armamentos de grosso calibre, beleza não é tão importante. Apesar de todas as farras em comentários cômicos, fanfarrões mesmo, não consegue esconder dos amigos mais próximos a necessidade de uma pessoa com quem compartilhar a vida. Não para farras e desforras, mas para construir a vida, um projecto de vida, um lar, ou o que valha. Passarinhos verdes não tardaram a contar isso à moça. Ela, por sua vez, se cansou de pilantras que confundem uma barra acima do joelho com um convite para o motel. Cansou-se de ver o acompanhante cantar outra na sua cara, e depois se virar com um riso cínico. Por isso mesmo fechou todas as photographias pessoais ao público, só as reservando para os mais íntimos, isso antes de ele a conhecer.

Ele, por sua vez, publica cada vez menos imagens pessoais, mas ela pode ver todas. Tisc-tisc. Sempre foi desleixado, mas os tipos bizarros que encontrou no facebook o fizeram amadurecer na marra. Gente que pensa que quem não concorda com cem por cento de tudo o que dizem, é seu inimigo e deve ser eliminado, enfim, descobriu que a idade média está tendo um revival cibernético.

Os dois não se conhecem pessoalmente. Pelo menos nisso a amizade virtual tem um trunfo imenso, um só conhece a pessoa do outro, e foi o que despertou o interesse mútuo. Detrás daquela figura debochada e que prefere perder os dentes a perder a piada, ele mostrou-se, em conversas reservadas, ser um homem responsável, preocupado com as cousas mais simples da vida. Nem mesmo seu "melhor amigo" no facebook sabe que gosta de macarronada com passas, mas lhe contou que é seu prato preferido. Mesmo tentando, não conseguiu disfarçar o desgosto com o mundo de hoje, em que facilidades são usadas mais para alimentar a indolência do que para acelerar uma realização.

Ao contrário dele, que mora sozinho, ela mostra à família tudo o que faz na internet. Parentes na Turquia, na África do Sul, na Itália, no Japão, no México, na Argentina, em vários Estados da Federação, discutiram por meses a índole do brasileiro. A resposta unânime foi "Se ele te buscar em casa, case". E ELE FOI! ELE FOI E LEVOU FLORES! Que diabos lhe deu à cabeça para um hábito tão demodê? Levar rosas para o primeiro encontro? E mais, são rosas-chá. Ele não sabe o que elas significam, mas ela sabe. Só sabe que são suas flores preferidas. Que aquela mulher já calejada pelas decepções gosta de delicadezas, de quem se interesse pelo seu mundinho mais íntimo.

Apesar de todos os protestos dos amigos(?), lá está ele. Não tem volta, não sem a vizinhança toda fofocar e os candidatos americanos mandarem espiões lhe darem cabo. Aperta a campainha... Nossa! É campainha de três sinos!!! Fazia uns vinte anos que não ouvia campainha de sinos! Pela cor amarelada do botão, deve ter sido inaugurada com a casa. Quase meia hora antes da hora marcada, ouve passos apressados. Uma senhora muito bonita o atende e o reconhece. Solta um "Você veio!!!" que o faz sentir-se um canalha por ter cogitado dar o bolo. E é com um bolo de frutas com chocolate que ela o recebe, fazendo questão de avisar que a filha o fez.

Ok, agora está na sala, sentado em frente aos pais da moça, que todos lhe disseram ser uma baranga que tornaria qualquer cirurgião milionário, se decidisse fazer plásticas. Afinal, uma mulher de bom coração, inteligente e com humor à flor da pele, não pode ser bonita. Não naquelas cabecinhas pubianas. Mas o que ele vê em um retrato, no aparador, é exactamente o avatar da pretendida. Imagina que deve ter sido tão mal tratada pelos outros, que rejeita a própria aparência. Se lembra das boas conversas, das brigas virtuais e reconciliações, que lhe mostraram o caráter da moça e solta "Que tipo de cafajeste arranca uma lágrima de uma mulher assim???", sem ter ouvido direito que era justo o que os dois lhe falavam. Servem mais uma fatia de bolo, antes que ela desça do banho. Ela ouviu o brado.

Decidem esmiuçar a vida do rapaz, trocando factos da vida da filha. Acabam dando risadas, traçando paralelos. Ele sabe que ela é poliglota, muito independente, a ponto de tê-los tornado pais carentes, em uma fase da vida. Algo que eles têm em comum, é o gosto para música. Um gosta de quase tudo o que o outro gosta. Ambos estiveram no último show do Bee Gees no Brasil, mas na época não tinham perfís em redes sociais. São fanáticos por discoteque e tranqueiras dos anos setenta e oitenta. Nerds de carteirinha. Não têm fortuna, mas têm uma riqueza de vida que, realmente, fizeram bem em não dividir com qualquer um.

Tudo o que conseguiram foi com sacrifício, trabalhando duro, às vezes deixando as vontades de lado. Ambos são trabalhadores desde cedo, uma qualidade que sua mãe sempre disse que poucos têm. Não que seja a favor de se demitir o pai para pagar um terço do salário para a criança, mas faz bem ao moleque ganhar um dinheirinho, do qual não precise dar satisfações. E os dois começaram cedo. Ela tem seu Fusquinha 1982, sem mais nada de original, nem o câmbio, que é de cinco marchas. A Veraneio dele, bem, comprou batida, improvisou portas de fibra de vidro, com que sabe lidar, e nunca as trocou. Enfim, ele sabe que não deve esperar demais dela, talvez nem beleza.

Fica ansioso para conhecer o novo canhão de coração dourado, que agora decidiu ter como namorada. Afinal, ela nunca disse que aquele avatar é a sua imagem, então não mentiu. Ambos sabem que elegância depende muito mais da pessoa do que de seu bolso, viu isso se consolidando com o tempo, quando os ricos passaram a se vestir cada vez pior, gastando cada vez mais, com raras e felizes exceções. Usa uma camisa bege, jeans índigo, uma cabam mescla em cinzas. Ela põe o básico, um longuete cinturado preto de alças, pérolas falsas no colo e seu relógio à corda de estimação, herança da bisavó.

A moça é festeira e sabe fazer uma entrada triunfal. Por controle remoto, põe "Emotion" no home teather e, com o cair da tarde, a casa de família ganha ares de filme noir romântico. Ele se vira para conhecer a face feia do anjo da rede social, e se espanta. Por fora, fica calado, sem conseguir expressar uma palavra sequer. Por dentro "CAMBADA DE FIDAP#@*#!!! MENTIROSOS DO CAR@##*!!!!! QUE ME@!# DE CANHÃO QUE NADA!!!". Ele descobre que ela não usa o avatar da princesa, usa sua photographia editada pelo instagram. Com os olhos brilhando feito estrelas, ela solta "Você veio!!!" em um tom baixo e sedoso. Acrescenta "Fiz o seu macarrão favorito" e ele desmancha. Trêmulo, mostra as rosas, e ela é quem fica trêmula.

Silêncio. Só a canção preenche acusticamente a sala amarelo pálido. Olhos nos olhos. Ele descobriu da melhor maneira possível, que nem todo mundo mente na internet. Lembrando dos cascudos carinhosos e conselhos de sua mãe, quase instintivamente, solta "Casa comigo". Agora os pais dela é que tremem. A casa se torna um centro biossísmico. Ah, aqueles olhos brilhando! QUE MULHER MAIS LINDA!!!!!! Ele aproxima o buquê da amada emudecida, e ela simplesmente pula no seu pescoço, dando um beijo como resposta. A mãe muda seu status na rede social para "noiva". A Casa Branca se comunica com o Itamaraty, para avisar que será guerra se eles não passarem a lua de mel em território americano.

No dia seguinte, dezenas de photographias compartilhadas pelos dois perfís mostram como foi a noite, e que muita gente estava mais errada do que cair para cima.



3 comentários:

Xracer disse...

Que isso... belissimo post !! Muito, muito divertido !!
Ri pacas... com o perfil com foto da Grace Kelly, os cirurgiões plásticos ficando milionários e a porta de fibra de vidro da Veraneio D-20 !!!
Cara... pirei !!! rssss

Nanael Soubaim disse...

Não esperava tamanha repercussão humorística, mas fico feliz que tenhas gostado 8-)

Lilly Rose disse...

Bom dia querido Nanael,

O texto está belo por demais !!

Confesso-te que a imagem da saudosa Gracy Kelly, é um impacto de beleza e convite imediato, à tão espirituosa e cativante leitura.

Não há tbém como deixar passar em branco, a música Emotion e os queridos "Bee Gees".

Parabéns amigo!!!

Aproveito para desejar-te um abençoado FDS .

Luz, Amor e Paz para Ti.
Hoje e Sempre !!!

Só o Amor vale a Pena !! Com Certeza !!

Aromas de Rosas...

Lilly Rose