01/02/2013

Notibruique?


Recordo muito bem, foi um artigo de lascar, a Assembléia Legislativa comprou lap-tops para seus membros, mas muitos deles não sabiam usar. Foi gasto muito dinheiro, para ineptos totais, onerando o erário com mais gastos banais.

Noutra ocasião, um deles disse, sem corar, que do povo não lhes importa a opinião.

Relativamente recente foi o caso do Murirama, parque defasado desta cidade muquirana. Compraram uma montanha russa usada, trinta anos e pelo uso saturada de fadigas disfarçadas com demãos de tinta bem aplicadas. Não obstante o risco ao usuário, mais superfaturamento, comprada pelo quíntuplo de uma nova, tudo às custas do nosso erário.

Itapetininga, outra cidade sofrida, com politipatas sem coração a ferir-lhe a face dolorida. Compraram notebooks modernos, aos legisladores perdidos em seus ternos, sem garantir se todos sabem operar e farão bom uso, os que sabem, das máquinas que vão ganhar. Sim, porque embora saia do teu bolso, Itapetininga, eles tomam posse sem dó e te deixam à mingua.

Os computadores em questão, saiba o cidadão, têm suspeitas fortes de superfaturamento. Sem clareza, sem respeito à boa redação, foi tudo escrito para confundir mesmo, para facilitar a dupla interpretação e permitir que metessem a mão.

Os aparelhos seriam de imensa utilidade para professores, desde os do pré até da universidade. Eles cuidariam, até enfeitariam e protegeriam o instrumento que imprimiria ao seu sacro labor, muito mais qualidade.

E médicos de plantão? Ah, com internet à disposição, pediriam e prestariam opiniões, ajuda, socorro e até diversão, atenuando a longa e ingrata espera da população. Ao atender uma idosa em emergência, o otorrino consultaria o colega geriatra para dar sucesso à ocorrência.

Os policiais! Meu D'us, os policiais! Quantos já não perderam suas vidas por não conseguirem pedir ajuda em tempo? Quantos já não perderam uma ocorrência, por não terem como registrar um flagrante? Esses computadores seriam muito mais valiosos em suas mãos, do que nas de um politipata pedante.

Vão alegar que agilizarão seus serviços com os aparelhos comprados. QUE SERVIÇOS, CARAMBA??? Intimidar fiscais da vigilância em tempo real? Prometer lotes para igrejas picaretas, em troca de apoio eleitoral? Pressionar o prefeito, para sancionar ou vetar o artigo que lhes inibe a tendência para o mal?

Em verdade vou lhes dizer, por experiência neste sertão do planalto central, cousa boa não lhes apetece e foge ao seu cabedal, mas lesar o cidadão em proveito próprio é o que hão de fazer.

Decerto que um ou outro, em momentos de inspiração divina, farão o que presta e atenuarão sua sina. A regra, infelizmente, é de fazerem uso egoísta e desdenhador do sofrimento do trabalhador. Não fosse apenas isso, que não é pequenez, há o preço abusivo pela opacidade licitatória, por verborragia supérfula que da clareza tomou a vez.

Deixo a Itapetininga um aviso claro, a maracutaia que houve no Mutirama, e ora rende calhamaços em investigação, deixou Goiânia quase sem fundos. O prefeito, que era vice e foi para titular eleito, choramingou até consguir ajuda, sem voltar na decisão de devolver o ferro-velho superfaturado, em sua perversidade aguda.

Para quem não sabe das implicações metalográphicas, este metalúrgico vai esclarecer. Uma estrutura velha e muito surrada, dá ao usuário o risco de ser empalado vivo, no primeiro baque de um pico de temporada.

Um notebook não é tão arriscado à vida ou integridade, mas facilita a um larápio fazer negociata dentro do gabinete, em segredo, ainda que pareça estar trabalhando às vistas da sociedade. Que tipo de negociata seria? Comprar, por exemplo, brinquedo velho para um parque, por várias vezes o preço do novo, sem se importar com quem nele morreria.

Nenhum comentário: