17/09/2012

O preço do glamour


É uma ilusão recorrente, especialmente nas mais jovens, que ter uma vida glamourosa resolve seus problemas. Lamento, mas eles não só não se resolvem, como tendem a aumentar. Não estou agourando, só esclarecendo que tudo tem seu preço, e ele é tanto maior quanto mais alto se quiser escalar.

Tirando aquelas pessoas idiotas, que confundem glamour com deslumbramento, e são pratos prontos para malandros de toda estirpe, o glamour custa muito a quem o tem. Lembrem-se, "glamour" significa "encanto". Quem tem, não se encanta, encanta aos outros. Salvo, é claro, nos momentos de relaxamento, em sua intimidade, vendo gravações e publicações (quando for o caso) a respeito, o glamour está somente nos olhos de quem foi assistir.

Mas, ei, eu não estou desencorajando ninguém! Ter brilho, deixar as pessoas um pouco mais alegres só com sua presença, é uma vida muito bonita, é ser importante simplesmente por existir. Mas por isso mesmo, demanda uma educação pessoal muito mais apurada do que de uma pessoa com menos brilho, por assim dizer. E por isso mesmo atrai muito mais inveja e ressentimento de quem não tem.

Passo agora algumas instruções que aprendi com a vida, conhecendo, estudando e até convivendo com pessoas realmente glamourosas. Advirto que a maioria absoluta delas, jamais esteve sob holofotes. Se estar lá é sua única ambição, então queres o efeito entorpecente do deslumbre, não o brilho duradouro de uma vida glamourosa. A primeira dica já vai assustar muitos, então respirem fundo, soltem com calma e vejam.

Acostume-se à dor. Sem sadismos, a dor faz parte da vida de uma pessoa glamourosa, seja física, espiritual ou psicológica. Quem se encanta com os passos suaves dos bailarinos, não tem a mínima idéia de quanta dor e a quanto esforço eles são submetidos, não só durante a apresentação, mas todos os dias de suas vidas. Uma conhecida chegou a dizer que seus dedões dos pés parecem microphones, pois é por estes "microphones", moldados com muita dor e muito tônus muscular, que seu corpo canta e encanta a platéia. Esta sim, usufrui do glamour que essa conhecida tem. Ela, só quando vê um vídeo ou photographia da peça. De outras formas, todas as actividades glamourosas exigem o mesmo de quem as exerce.

Acostume-se à inveja. A partir do momento em que consegues atrair a atenção do público, voluntariamente ou não, tua vida não é mais só tua. Uma moça que tenha o hábito de fazer caridade, acaba ganhando uma aura de deidade aos olhos dos outros, e muitos não suportam isso. Vão esticar e inventar em cima de tudo o que ela disser, com o tempo estarão cuidando mais de sua vida do que das próprias. Darão um braço para te verem perder um dedo. Uma voz afinada e bem educada vai atrair tanto admiradores quanto falsos amigos a oferecerem noitadas, só para ouvirem a voz definhar aos poucos, ainda que gostem dela. Seja bom, mas não seja ingênuo.

Renuncie. Não há escapatória, quem quer aumentar o próprio brilho, precisa forçosamente disciplinar a própria maneira de ser. Não se trata de ser hipócrita, mas de controlar a própria personalidade, em vez de ser servo dela. Deixar de ir a todas as festas não vai só fazerem sentir tua falta, vai também preservar tua saúde, para que estejas em condições de ir quando lhe for possível. Dedicar-se àquilo que escolheste para espelhar teu brilho tomará tempo, recursos e alguns dissabores, já que muitos resultados ficarão aquém de tuas expectativas, tanto mais quanto mais se aperfeiçoares. Haverá momentos em que terás que renunciar à actividade, pelo teu próprio bem e pela manutenção do padrão de qualidade. Que actividade seria? Qualquer uma. Há policiais que são a personificação dos heróis de quadrinhos, admirados por toda a corporação, quando não pelos próprios meliantes que prendem, mas invejados por muitos oficiais. Eles não sentem seu glamour, eles o vertem para que os colegas e a comunidade se sirvam dele.

Discipline-se. Engloba não só a dor e a renúncia, mas o auto conhecimento e domínio de suas faculdades. Quantos cantores não fizeram sucesso abusando de notas altas e decibéis, e hoje estão em baixa, mais para preservar seu instrumento de trabalho, já desgastado, do que por vontade própria? O sucesso rápido é perigoso, quase ninguém está preparado para ele, e tu com certeza não estás. Como sei? Vais me dizer que não sonhas dormir plebéia e acordar princesa, com o mínimo de esforço? Lamento, mas uma princesa, mesmo a rebelde Stephanie de Mônaco, não tem a vida que os contos de fada mostram. Aliás, os contos de fada originais mostram justamente o oposto, ou pensam que a Bela Adormecida gostou de acordar e ver que todas as suas amigas estavam mortas, após cem anos de hibernação? Esforce-se, dê sempre o seu melhor. Faça bem feito ou não faça.

Dê o bom exemplo. Absolutamente nada substitui isto. Ponha na tua cabeça que sempre haverá quem não se encante com teu brilho, e esse alguém pode ser justo quem paga as contas, e não terá que te dar satisfações, se decidir parar de financiar o fã-clube que tiver em casa. O glamour duradouro de Audrey Hepburn, que sobrevive firme e facilmente às duas décadas de seu passamento, é muito bem embasado no exemplo que ela deu em vida, acolhendo gente que o mundo preferia ignorar, quando isso ainda não rendia qualquer status. Não vou citar seu valor para a sétima arte e tudo mais, é desnecessário. Ponha na tua cabecinha: O mau exemplo pode arranhar tudo o que construíste com esforço e sacrifício, o bom exemplo ofusca todas as tuas faltas.

Não se queixe, não se explique. Esta é uma regra da família real britânica, que deveria constar na educação de todos, sem exceção. Um dia te pegam em uma situação menos encantadora e terás três alternativas: choramingar, inclusive por estarem invadindo tua privacidade; remendar o que está rasgado e exposto; tomar as rédeas da conversa até encontrar o ponto de encerrá-la. Ninguém tem que se meter na tua vida, mas quem brilha acaba invadindo a vida alheia, mesmo sem querer, fazendo sombras tão mais fortes quanto mais intenso for esse brilho. E como mariposas, as pessoas vão te orbitar e se interessar por tudo o que te acontecer, então vê se amadurece agora, quando a vida lhe é suave, que depois ela vai cobrar pancadas bem mais fortes, como pagamento pelas aulas.

Use teu poder. O querias para quê, oh, criatura deslumbrada? Para esfregá-lo nas caras dos fulanos que te esnobaram na escola? Observando os itens já mencionados, e o legado da diva, faça por merecer a força ganha e use-a para algo que preste, em vez de atormentar teus vizinhos de condomínio com barulho até altas horas da noite, só porque conseguiu fama chutando bola. Uma pessoa realmente glamourosa intimida até autoridades do primeiro escalão, porque tem respaldo popular para tanto. Qualquer dúvida de como fazê-lo, veja o exemplo de Angelina Jolie, que se inspirou em Audrey Hepburn. Ou pensam que, mesmo cercada de soldados, ela não corre o risco de ser despedaçada por um atentado?

Viva sua vida. Apesar de todas as renúncias, toda a vigilância, toda a responsabilidade, todas as cobras pelo caminho, tua vida não ficará um lúmen mais brilhante se virares uma monja enclausurada; a não ser que tenhas vocação monástica. Caso contrário, vá passear, ver se arranja uma encrenca que compense teu suor, vá cuidar de tua vida, antes que os outros pensem que podem fazê-lo no teu lugar. Audrey criou três filhos, Jolie cria seis e a lista é crescente.

Sim, eu sei que à maioria, o que eu disse não soa nem um pouco glamouroso. Mas leiam o que escrevi logo no começo. O glamour está nos olhos do público, ser glamouroso é doar brilho, não recebê-lo. Ser glamouroso, é doar-se, sempre. Uma pessoa glamourosa fica feliz em iluminar a vida alheia, mesmo que por alguns instantes. Se o que queres é beber da fonte, em vez de sê-la, continue como admirador

2 comentários:

Lilly Rose disse...

Boa noite querido Nanael,

Análise perfeita e repleta de glamour, para quem de facto refletir atentamente a cada palavra cá exposta.

Glamour é como tu descrevestes, quem o tem encanta aos demais. Paga um preço alto por tal opção.

Mas como Audrey (melhor exemplo não poderias ter escolhido),
esta pessoa aprende com a dor e a renúnica, a ser disciplinada!

É isto, faça bem feito ou não faça!!

Uma semana abençoada amigo !!
Aromas de Rosas...
Lilly Rose

Nanael Soubaim disse...

Soham, aduhirê 8-)