07/02/2012

Laudos sob encomenda

 
 ATENÇÃO!! TEXTO IMPRÓPRIO PARA QUEM NÃO SABE CONTEXTUALIZAR E NÃO TEM NOÇÕES DE IRONIA. É SÓ! CÂMBIO E DESLIGO.

A secretária manda o cliente entrar. Ele reservou o dia inteiro, não só para ter atendimento exclusivo, mas também para evitar ser visto pelo público e, portanto, comprometido com o porvir.

- Bom dia. Em que posso servi-lo?

- Quero encomendar uma pesquisa.

- Claro, vamos conversar. Do que precisa?

- Quero comprovar que o cigarro não faz mal como dizem, que em certos casos faz até bem, que estamos sendo perseguidos pela poderosa indústria das indenizações, e que os ecologistas são, na realidade, paus-mandados dos advogados inescrupulosos, que não se importam com o desemprego que a falência da indústria tabagista geraria.

- Então vocês querem uma pesquisa global completa.

- Sim, completa. Dinheiro não é problema.

- É solução. Por um adicional, nossos pós-doutores podem assumir que cometeram pequenos equívocos nas pesquisas que condenaram o cigarro. Afinal, a ciência é feita por homens, homens falham.

- Nossas corporações aceitarão sem rancores as desculpas, afinal vocês só estavam defendendo os interesses de quem lhes pagou pelas pesquisas. São apenas negócios.
Acertam preços e prazos, para haver tempo de os pesquisadores embasarem científica e inequivocamente, para dificultar comprovações em contrário. A verba generosa dará direito inclusive ao uso das imagens dos cientistas em propagandas, que serão disfarçadas de congressos e simpósios financiados por laranjas.

Enquanto se fazem as pesquisas com um tendencismo sem precedentes, mas tudo sob a chancela da imparcialidade racional da ciência, detetives vasculham o lixo, participação em redes sociais e até grampeamento de e-mail e celular, para desacreditarem os opositores.

Nos bastidores, artistas canastrões em início de decadência, com alto apelo popular, são treinados para manipular a opinião pública, inclusive citando a perseguição aos fumantes por parte dos radicais do politicamente patético. Tudo para abrir caminho para a avalanche de ‘verdades’ do cliente que encomendou os productos e serviços. Sempre apelando para o relativismo compulsivo e patológico que tomou conta do mundo, e que justificaria até mesmo as atrocidades nazistas, afinal eles agiram segundo a sua “verdade’, acreditavam pia e cegamente nela. Não sei por que condenaram tantos soldados, se só cumpriam ordens e defendiam suas ‘verdades’! É o que eles sempre dizem.

Uma indústria pharmoquímica entra no bolo e injeta mais dinheiro, fazendo parceria com a outra, para que os cientistas provem cientificamente, de modo inconteste de que humilhe quem acreditar no contrário, que é impossível deixar de fumar totalmente, que mente quem diz que parou, mas que é possível melhorar e prolongar a vida do tabagista com drogas sintéticas patenteadas. Acertam verbalmente, para não haver provas, e dividem as custas de tudo, que só demandará algumas mudanças pontuais. A citação de um laboratório famoso sempre dá mais credibilidade a uma pesquisa, mesmo que seja falsa.

Começam com a operação orquestrada. O canastrão e mais três actores memorizam seus textos, aquele sai de uma boate com uma garota, esta inocente de tudo, e acende um cigarro, no que é abordado e agredido pelos outros três. Tudo gravado por uma câmera de segurança. Como conseqüência imediata, outra droga lícita explode em vendas, os discos e DVDs do canastrão, que passa a ter agenda cheia e precisa recusar convites, da noite para o dia. O contracto inclui o financiamento de um festival de música que marcará seu retorno às paradas de sucesso.

As pesquisas ficam prontas e são publicadas, com adendos contendo duras reprimendas aos “colegas que não usaram de imparcialidade racional e absoluta na condução de suas pesquisas”. Fóruns, debates e programas de televisão são exaustivamente usados para humilhar cientificamente qualquer um que se oponha às intenções, inclusive aos que criticam a parte em que o fumo é indicado para atenuar a depressão pós-parto. Tabagistas inveterados de idades avançadas, e saúde aparentemente perfeita, têm viagens e entrevistas financiadas para várias partes do mundo.

Não fumantes são rapidamente associados à hipocrisia, à restrição de liberdade, à ameaça às conquistas sociais e femininas dos últimos anos. Afinal, é a ciência que está atestando. Há a chancela de pós-doutores afirmando que tudo o que se disse até hoje é mentira, o desconhecimento de partículas-fantasma subatômicas é usado contra os opositores do tabagismo.

As vendas aumentam, os lucros explodem e os especuladores que lavam dinheiro no mercado financeiro ficam felizes. Ponto.

A secretária manda o cliente entrar. Ele reservou o dia inteiro, não só pra ter atendimento exclusivo, mas também para evitar ser visto pelo público e, portanto, comprometido com o porvir.

- Bom dia. Em que posso servir?

- Quero que vocês provem que a mulher é inferior ao homem e lhe deve obediência. Dinheiro não é problema.

- É solução. Vamos conversar...

Nenhum comentário: