11/06/2021

O que fazer com as máscaras...




           Uma hora essa pandemia passa, nos livramos de pisar em ovos até para respirar e, principalmente, entrar mascarado em uma loja volta a ser motivo para suspeita de crime em andamento. Sairemos da situação em que se pode andar pelado e mascarado de volta ao oposto, mas não sem adaptações e reabilitações nos livrarmos dos tiques e paranóias adquiridos nestes anos de restrições, parando de passar compulsivamente álcool em coisas que só nós usamos. Há crianças mais jovens que vão se assustar porque não reconhecerão as pessoas de cara livre, em alguns casos nem mesmo as próprias mães, uma breve fase de berreiros fará parte da readaptação. E por falar nisso, o que fazer com todas as máscaras duráveis que já compramos e especialmente o que os comerciantes e fabricantes farão com as que vão encalhar? A produção está a todo vapor, fazendas inteiras são desviadas do vestuário para fabricar as famigeradas focinheiras de pano, há até mesmo fazendas estampadas especificamente para confecção dessas máscaras! Imagina o prejuízo!


          Entretanto, me lembrando de um episódio em que um comerciante sem noção queria autorização para vender bojo de sutiã como máscara, obviamente negada, deixei o Rivotril de lado para pensar em meios de reaproveitar essas pequenas tranqueiras quando não forem mais obrigatórias, e estar sem máscara não será mais considerado atentado ao pudor... 


          Sutiã: Não, eu não estava brincando, o cidadão realmente apareceu gente na vigilância sanitária querendo vender bojo de sutiã como máscara, claro que foi prontamente indeferido, mas como o contrário não traz riscos abriu espaço para pensar se não poderia ser feito. Bem, poderia e pode, inclusivo o formato de muitas máscaras é bem propício para segurar os seios com conforto! Como os modelos sanfonados se moldam a vários formatos e tamanhos de rostos, os seios muito grandes e muito pequenos não ficarão desconfortáveis


          Biquíni: Na mesma linha dos sutiãs, muitos modelos de boa qualidade são bons preservadores das partes pudentas, fora que a fartura de cores e estampas combinam muito com a proposta recreativa das peças. Mas fazer o favor de antes de usar, lavar a máscara… Por serem feitas de tecidos que precisam permitir a respiração, as partes cobertas se secariam mais rapidamente, prevenindo infecções.


          Tanga masculina: Na mesma linha do biquíni, apenas acrescentando duas ou três máscaras para cobrir o derrière. Uma máscara estruturada daria liberdade e conforto ao dito cujo, evitando os males do estrangulamento que as peças tradicionais podem impor, com todas as conseqüências inerentes. Vale lembrar que dependendo do modelo usado na frente, suas investidas podem render processo por propaganda enganosa.


          Pochete: Já tem as alças, as tais tridimensionais já têm o formato ideal, então basta unir duas, realocar as alças e pronto! Se brincar, só se costura um retalho na parte côncava e está pronta para ser presa ao cinto, sem precisar de uma cinta específica. Para as crianças as coloridas serviriam não só para identificá-las de longe, mas também para guardar os doces e outros petiscos que fazem a alegria do dentista.


          Máscara para dormir: Um elástico nas alças e pronto, a cesta sagrada de cada dia está assegurada, pelo menos na questão ocular, não há máscara capaz de fazer o mala-sem-alça aceitar que ninguém é obrigado a ouvir as porcarias de que ele gosta; e afinal, muita gente já usa assim mesmo. Uma vantagem dessa máscara é o conforto, por não pressionar a sensível área dos olhos e ainda poder envolver o nariz sem grandes riscos de asfixia.


          Coador de café: Favor não fazer isso com máscaras usadas, só com novas! Também não recomendo o uso de máscaras planas, só as estruturadas, ou o pó vai derramar pelos lados. As vantagens sobre o coador comum são várias, principalmente a filtragem dupla ou tripla e a facilidade maior em torcer o coador para ticar cada gota de café, e valorizar seu suado dinheirinho. Na hora de lavar e secar são muito mais práticas e podem ser penduradas com as roupas no varal. E antes de coar de novo, certifique-se de que não foi usada para os fins originais...


          Funda: Não, não é escatologia! Trata-se daquele pedaço de pano que Davi usou para acertar a testa de Golias. As máscaras mais simples têm o formato ideal para isso. Seria colocar a pedra na peça, segurar uma alça com o polegar e a outra com os outros quatro dedos, girar o mais rápido possível e soltar o polegar para atirar. É uma arma silenciosa, compacta e utiliza munição barata.


          Lustrador de sapatos: Muitos de vocês nem sabem o que é isso, mas quando os engraxates eram comuns nas ruas, todo mundo estava familiarizado com aquele pedaço sujo de tecido que faziam os sapatos brilhares como se fossem envernizados. A diferença entre um sapato engraxado por um profissional e um engraxado em casa é gritante. As alças facilitariam o armazenamento entre expedientes, mas a maior vantagem aqui é que elas reduziriam a sujeira nas mãos e sob as unhas, bastaria colocar uma flanela na face virada para o sapato e sentar a pua!


          Solidéu. Por incrível que pareça, alguns modelos só precisam perder as alças para se encaixarem na cabeça. Claro que a sinagoga inteira vai te olhar torto se aparecer por lá com a Lady Bug na cabeça! Tenha bom senso e vá de pretinho!


          Artesanato: Um pouco de verniz para engomar, umas demãos de tinta, criatividade e pronto, as máscaras estruturadas podem virar desde relicários até refletores de luminárias. Para os mais caprichosos e cintes de normas de higiene, elas podem servir como embalagens permanentes para petiscos e doces. Com uma boa resina pode-se fazer até mesmo um refletor para luzes de carros.


          Combustível: Em último caso, para as que estiverem muito sujas ou danificadas, resta aproveitar a energia armazenada mas moléculas do tecido e aquecer o ambiente… desde que haja uma chaminé, não me vá matar sua família intoxicada! Lamento informar que não servirá para o churrasco, a carne ficaria com um sabor estranho… 


         Finalmente, máscara: Pode parecer falta de criatividade, mas descobri que essas porcarias ajudam a manter o ar ao redor do nariz morno e úmido, o que para quem mora em regiões de clima seco é de uma ajuda imensa, especialmente agora, com o inverno cafungando no cangote e a temperatura caindo, piorando o quadro.


2 comentários:

Xracer disse...

Muito interessantes as dicas, bem humoradas e ate uteis ! Espero que consigamos segui-las o mais rápido possível, todos já estão se cansando de ficar inalando CO2 exalado pelos nossos próprios pulmões, eu já me acostumei ate a usar duas mascaras quando atendo ao publico (uma de pano e outra descartável) alem de um "face shield" de plastico, mas outros sentem dores de cabeça logo que usam, tal a restrição volumétrica de ar que acabam impondo em troca da filtração.

Nanael Soubaim disse...

Agora sabemos como os motores se sentem.