06/12/2011

Ornitorrinco da páscoa


Nicolau abre a primeira cartinha e estranha o nome do remetente: Coelho da Páscoa. Lê com urgência...

 - Querido Nicolau, desculpe incomodar, mas o assunto é sério. Eu quero um substituto. Eu sei, já apareceram vários desenhos animados idiotas sobre "o coelhinho que desiste da páscoa" e tudo mais, mas o meu caso é sério mesmo.

Sabe, eu não me importo com uma criança pensar que eu sou ovíparo, aliás, um vegetal ovíparo, que bota ovos de chocolate. Tudo bem, a fantasia faz parte do amadurecimetno. Charges jocosas eu tiro de letra. Mas a cois não é por aí. A páscoa deixou de ser o que era, Nicolau. As crianças não se preocupam mais em esperar o domingo pascal, procurar o ovo pela casa e fazer aquela festa quando o encontram. Elas estão virando verdadeiras pipas, comendo quilos de chocolate ruim, cheio de gordura hidrogenada, se empanturrando tanto que nem dão bola para o dia, menos ainda para a mensagem que ele dá.

O pior é que isso vem dos adultos, eles não dão a mínima para o fator surpresa, para a expectativa, pra porcaria nenhuma! eles compram o ovo por causa do brinquedo horroroso, feito com mão-de-obra semi-escrava que o acompanha. A criança nem vê que está comendo aquela porcaria gordurosa com aroma de cacau, enquanto manipula a bujiganga. Resultado: come demais, passa mal e todo mundo culpa a páscoa, mais precisamente a minha pessoa.

Isso não bastassem os ataques directos. Eu estava vistoriando uma plantação de cacau, quando um cara me pegou e insistiu para que eu lhe desse um ovo. Aliás, ele queria me ver botando um ovo! como eu não o fiz, me colocou num galinheiro, pra ver se o galo me fertilizava. Fiquei três meses com marcas de esporões pelo corpo, já há uns dias o meu pelo voltou a ser o que era.

Doutra vez eu tive sorte de estar alerta e correr, porque um maluco queria enfiar um pegador de macarrão na minha "cloaca" pra tirar um ovo na marra! Ele queria me virar pelo avesso! Os únicos ovos que encontraria, ele não iria querer comer.

Isto é cousa que vem acontecendo há décadas, Nicolau. Eu estou cansado! Quero voltar a ser um coelho normal, ter uma morte digna nas presas de um predador natural, ou (de preerência) de velhice, na floresta. Não quero morrer estripado por um psicopata chocólatra. Para não dizer que eu estou abandonanco o barco ao léu, sugiro outro bicho para me substituir, o ornitorrinco. Pensa bem, ele é carismático, é raro, endêmico da Austrália, bota ovo de verdade, enfim, tem tudo para ser o bicho da páscoa perfeito! E por ser endêmico, ninguém vai procurar um ornitorrinco para ver se bota ovos de chocolate. E ele sabe se defender! Ele nada com maestria e se vê livre de caras como os que me perseguiram, numa boa.
Pensa com carinho, Nicolau. A gente se conhece desde que o Arquiteto começou a juntar poeira estrelar para formar este planeta, quando ainda éramos apenas idéias vagas de amor e fraternidade, para uma humanidade que estava longe de existir, e que ainda hoje não aprendeu a lição. Você sabe que eu não nego fogo no trabalho, mas já faz tempo que o meu perdeu o sentido.

Dada a ugência, Nicolau manda Rudolph buscar o amigo, para conversarem pessoalmente...

 - Coelho, você já conversou com o Perna-Longa?
 - Já, ele disse que eu não agüentaria um mês longe das minhas funções, mas não me deu maores detalhes.
 - Isso porque ele mesmo já tentou pendurar as chuteiras. Você não suportaria um mês longe dos preparativos para a páscoa, que não tardam a começar.

Dá-se uma pausa para reflexão e medição das palavras...

- Coelho, eu poderia atender o seu pedido, mas não devo. Esta missão é sua. Espere eu terminar, por favor. Faz umas décadas que eu pensei em desistir também. No começo eu mandava brinquedos para quem merecia, dando prioridade par as crianças mais pobres. Eu não dava porcarias que quebram com uma semana de uso, nem coisas que se podiam usar para tripudiar, exibir poder econômico, enfim. Os brinquedos serviam como argamassa para unir a familia em torno da criança; ajudar a edificar o lar, como dizem as pessoas. Mas há um século a revolução industrial mudou as coisas. Eu esperava que mais crianças pudessem ter acesso a bens de consumo, para suprir suas necesidades físicas e intelectuais, mas aconteceu o contrário, demitiram os pais das crianças para que elas fossem contractadas pela metade do salário, como aconteceu com as mulheres. Foi um desgosto imenso. Até a segunda guerra mundial, o quadro só piorava. Com o fim dos conflitos, parecia que tudo tomaria rumo, mas foi efêmero, logo as pessoas voltaram a se virar para seus umbigos, e as crianças voltaram a ser apenas peças de um quadro que queriam ver.

Quando Haddon Sundblom se usou como modelo para criar o 'Papai Noel' padrão de hoje, eu vi naquela doçura de traços um fio de esperança, mas insuficiente para apagar minha decepção. Ele fez a ilustração pensando na neta. Foi quando o Arquiteto me chamou para uma conversa, pelos idos de 1972. Ele me mostrou o sorriso das crianças pequenas, ao verem aquele vovô barrigudo, de bochechas rosadas e semblante doce, mesmo que só por um cartaz. Eu vou te repassar o que Ele me disse.

Coelho, nosso trabalho não é consertar o mundo, não é acabar com as guerras, não é dar oportunidades de trabalho digno para todos, não é promover o entendimento entre as nações. O nosso trabalho é o que já fazemos. Nós somos apenas ferramentas, peças para fazer tudo funcionar. Pacificar o mundo, dar justiça social, unir os povo é trabalho para os homens. Se você for embora, as coisas não só não melhoram, como tendem a piorar, porque a frieza calculista que muitos teimam em chamar de intelectualidade tenderá a dominar o mundo, e você sabe que ser frio e calculista é atributo de todo psicopata. Você não quer que todas as crianças se tornem adultos psicóticos. Os arquétipos surgidos de criaturas como nós, embora usadas de modo leviano e irresposável pelo comércio, são de suma importância para a cultura ocidental, e hoje para boa parte do oriente também. Nossas imagens são a única referência de bondade e caridade que muita gente tem. Sim, é uma referência calçada no estereótipo de uma fantasia, mas é tudo o que eles têm. Até a extinta União Soviética permitia a divulgação de nossas figuras! À moda deles, mas permitia. Sem nós, muita gente perde tudo o que tem, tudo o que lhes dava uma razão para continuar vivendo.

Essa conversa de que as crianças se desesperariam se algum chateu ou um dogmopata declarasse que estamos mortos, não é mito. Muitas crianças ainda crescem acreditando que sendo boas e se esforçando, receberão sua recompensa. Mesmo com o choque da adolescência, essa base pode moldar um adulto saudável, sem muitos apegos ao passado e sem muitos rancores do mundo. Infelizmente muitos adultos se negam a assumir seus papéis de pais e trocam a convivência por dinheiro. Lamento, mas não faz parte de nossas atribuiçõs interferir, já somos muito ocupados em manter focos de civilidade e fraternidade. Às vezes aparece alguém que entende realmente o que fazemos e nos utiliza para os fins devidos, então podemos agir um pouquinho, mas é só. Se você acha que o mundo comercial é tão ruim, é porque não teve tempo para ver como são tratadas as crianças presas em ditaduras que se dizem populares. Aqui, pelo menos, nossas figuras estão vivas e podem suscitar algo de bom. Nosso sumiço não vai melhorar absolutamente nada, Coelho. Deixe o comércio de lado, ele não é de nossa alçada, nem dependemos dele para viver; já existíamos como folclore séculos antes. Mas ele, sem nós...

 - Desaparece. Vai à falência. Quebra.

 - Um dia as pessoas verão quem realmente depende de quem nessa história. Até lá, continue na sua seara, que há muito mais em risco do que os adultóides metidos a intelectuais acreditam. Além do mais, quem é que vai querer cantar "ornitorrinco da páscoa, que trazes pra mim...". Coelho, ornitorrinco não dá pulinhos! Se ele carregar os ovos, vai lambrecar tudo, porque ele anda mais rápido nadando debaixo d'água. Vou providenciar a segurança para você fazer seu serviço em paz, mas esquece essa história de abandonar a páscoa.

O coelho pensa, balança um pouco as orelhas e concorda. Vai embora, que os preparativos apra a páscoa começam antes do ano novo.

4 comentários:

maninhodesenhos disse...

Tudo muito interessante de se ver por aqui. Parabéns por tudo. Grande abraço. www.maninhodesenhos.blogspot.com

Nanael Soubaim disse...

Grato. Volte sempre.

iracemaramos11@hotmail.com disse...

Bom Dia Amigo Nanael

Sou fã!
Adoro ler tudo o que vc escreve e te acompanho de pertinho no Face.
Um abração.
Ser amiga de pessoas INTELIGENTES faz bem!!!
kkk
Abraços

Nanael Soubaim disse...

Agradeço, amiguinha. Fique à vontade, a casa é nossa... a do facebook também.