13/10/2010

Deus çauvi a engenoransa

O sistema de transporte público de Goiânia não piorou, ele faliu. Mas não foi só o serviço em si, também a clientela parece ter regredido à idade média. Já acostumado ao comportamento barbaresco que o goianiense adoptou (não sei por que raios um povo outrora contido e aprazível o fez) o conteúdo dos diálogos me faz querer bater a cabeça na parede até desmaiar, para não ter que ouvir. Melhor ouvir um tuberculoso tossindo.

Voltando hoje do trabalho, eis que entra logo atrás de mim uma mocinha com um bebê nos braços, aquela que mais parecia o ursinho Puff com anorexia. E sentou-se logo atrás de mim. Fora o bafo de matar que soltava a cada palavra, não pensei que fosse me fazer mal maior. No ponto seguinte entra outra, que bem poderia ser photoshopada e ficar com a cara do Pateta da Disney, seria fácil.

Enquanto eu fazia cálculos mentais para a construção de uma perua, para quando tiver cacife, no mínimo setenta mil reais, ambas conversavam sem chamar a minha atenção até que uma, a com cara de Pateta, disse que o candidato ao governo do Estado Marconi Perillo, é maçom e que por isto teria pacto com o diabo. Disse que o flagrou em Porto Seguro entrando "num portãozão de ferro" de uma maçonaria, e que ele fechou o vidro do carro quando foi reconhecido. Primeiro, que quem conhece aquele homem sabe que ele não tem medo de ninguém; segundo, que se ele estivesse cometendo algo ilícito e fosse reconhecido, ela não estaria viva para contar. E elas falavam com a boca cheia "Pacto com o diabo", falavam com gosto tamanho que eu pensei que fossem ter orgasmos no ônibus. Vai gostar do cramunhão assim no inferno! Alguns dizem e asseguro que é verdade, muitas igrejas que se dizem cristãs são satanistas, pois vivem à sombra daquele imbecil que há milênios só dá desgosto. Quando descobrirem que ele não está mais na Terra, provavelmente se matam por falta de objectivos de vida.

E ainda afirmou que os maçons têm um segredo que não podem contar para  ninguém, nem para as esposas, de tão terrível que é. E que as viúvas ficam só com a casa e a pensão porque a maçonaria toma tudo de volta quando o membro morre. E que conheceu um coronel que morreu e deixou a viúva pobre, porque a maçonaria tomou tudo porque tinha pacto com o diabo. E que o Bush é maçon e foi ele quem atirou os aviões nas torres gêmeas. E também que o Obama é maçon e vai atrair mais desgraças para o mundo. E todas as desgraças que aconteceram nos últimos tempos o foram por influência da maçonaria. E que todo mundo que é educado, gentil, caridoso, atencioso e bem sucedido é maçom porque só o diabo consegue dar cousas boas. Salve-se quem puder, que o capeta é mais forte do que Deus!
De cara a anta disse que O Criador é grosso, egoísta, indiferente e miserável e só dá cousas ruins. Isto explica em parte a péssima impressão que aquela criatura me passou. Então vem um ateu com um por cento da minha parca cultura, despeja seu conteúdo científico e todo mundo lhe dá razão. Ele diz que Deus não pode ser homem, porque então percisaria ter nascido, então teria sido criado, então não seria o criador, mas criatura. Um raciocínio muito simples, mas que está muito além das possibilidades da Patetolina e da Puffolina, porque raciocinar implica em ter autocrítica. Elas não têm.

A certa altura, apareceu uma criatura que tentou esclarecer tudo, disse que é tudo conversa de pastores picaretas, que trabalhou por dez anos em casa de maçons, que era casca-grossa quando entrou e saiu (por que, burra?) socialmente aceitável, e que só saiu porque (burra! burra! burra!) tinha se cansado de trabalhar em um lugar só. Que seus patrões ainda hoje são finos, jamais discutiram por bobagem, nunca deram barraco (a burra ainda tem contacto e não volta para lá) e et cétera. A cara de Pateta, foi dar aquele risinho de escárnio que crentes chatos e arrogantes costumam dar a quem os contraria. Pasmem, ela riu igual ao Pateta. A Ursinha Puff com anorexia já tinha descido, pelo menos respirar direito eu já conseguia, mas meus neurônios estavam ameaçando fazer greve com aquele conteúdo teológico de jerico. Bem, a Mrs Pateta se ocupou tanto em falar do que não conhece e insistir que tinha a nota fiscal de compra da verdade, que perdeu o ponto em que deveria ter descido. Com alívio e a cabeça zunindo a vi descendo apressada. Mas daí um sujeito começou a falar com a (burra! burra! burra!) ex-empregada do maçom, reiterando que o diabo tem muita força e eu comecei a rezar. O ônibus já estava andando e não abriria a porta em movimento, e o trânsito o deixava lento, e a janela não tem abertura suficiente para eu passar. Socorro! Mas consegui descer antes de ter um AVC.

Algo que a monga deixou claro é que NUNCA CONHECEU UM MAÇOM, NUNCA ESTUDOU A MAÇONARIA, JAMAIS SEQUER LEU TEXTOS SÉRIOS A RESPEITO. Só sabia o que o pastor falou. Não, eu não sou maçom.

Eu sempre digo que o maior semeador de ateus é o cristão ignorante. Imagino a legião de céticos radicais que aquelas duas podem gerar. Se já não geraram em suas próprias casas.
Mais triste ainda é saber que das faculdades estão saindo "profiçionaus" com a mesmíssima mentalidade, só diferenciando pelo verniz da retórica ululante que aprendem. É uma época triste. Temos tudo na mão para evoluir como gente o que não evoluímos desde que a humanidade caiu na Terra. Para piorar, não precisamos procurar essa gente, ela nos encontra. Se eu disser "Abba Pater" em um suspiro, logo aparece uma turba querendo me exorcizar. Inclusive na internet, para a qual o brasileiro costuma ser uma praga virtual. Na verdade, se eu o disser perto de certos parentes, eles vão querer me exorcizar.

Antigamente eu reclamava que a maioria simplesmente memorizava a bíblia, alguns só o velho testamento, e depois se julgavam pós-doutorados em teologia cristianista. Era um horror ver gente semi-analphabeta interpretando tudo ao pé da letra e fazendo ameaças a quem não os acatasse. Hoje o horror se tornou o fim do mundo, porque nem ler as pessoas se dão mais ao trabalho. No máximo pegam uma resenha comentada pelo pastor Fulano, porque a bíblia é muito grande, muito difícil de ler, Tico e Teco estão com sono e não querem perder tempo raciocinando. Nisto pegam passagens absolutamente contextuais (como a proibição de consultar os espíritos) e aplicam a tudo, sempre ao pé da letra. Só falta devastarem de vez o cerrado para terem um deserto onde vagar por quarenta anos. Se quiserem fazemos uma vaquinha e pagamos a passagem, só de ida, para a África. Para quem não sabe, o nosso Velho Testamento foi todo tirado da Torat, o livro sacro dos judeus. Quem só segue o velho testamento está sendo judeu, não cristão. Pior, um judeu de meia-pataca porque não é o livro completo, e também porque a tradução para o português é extremamente porca, e porque mesmo com tanta facilidade não conseguem interpretar porcaria nenhuma. Pior, os judeus que conheço afirmam que é um livro de história, um noticiário com alguns romances e parábolas, que jamais deveria ser levado ao pé da letra. Letra tem chulé. É um livro de aprendizado, não necessáriamente uma constituição de regras rígidas de como se deve viver.

Falar do Concílio de Nicéia, então, nem pensar, neam.

Neste cenário é fácil vocês imaginarem porque tanto cristão-caiado tem tanta facilidade em pegar qualquer um, qualquer cousa, para ser o anti-cristo da vez. Se houver segredos então, melhor ainda, o que não souberem suas cabeças ocas inventam. O problema é que só se inventa o que falta. Eles mesmos percebem as imensas lacunas que há naquilo que dizem, então, por medo do inferno ou seja lá o que for, pegam qualquer arquivo na memória e emendam, fazendo um tapete de retalhos o qual se esforçam para proteger dos pés alheios. E os outros aceitam as emendas como verdades, e os outros divulgam as emendas como verdades, e os outros fazem ainda mais emendas e as tomam como verdades, e onde foi que amarrei meu burro?

Mas, sabem? Eu mereço ouvir isso. Mereço mesmo. A última leva de espíritos que voltou para o paraíso perdido partiu no Alto Egito e eu ainda chafurdava na lama de meus instintos baixos. Oh, Mestre, a culpa é só minha! Eu fui incompetente! Eu não me preparei e perdi a viagem de volta! Eu mereço! Deixei meu cérebro permanecer do tamanho de um amendoim, enquanto milhares de irmãos já philosophavam como ainda hoje não se consegue mais. Eu mereço! Mas me redimirei combatendo a ignorância. Se não pude voltar à Capela, ajudarei a construí-la na Terra, e em qualquer planeta em que me enfiarem.

Ah, só mais uma cousa: Burra! burra! burra!

4 comentários:

Ron Groo disse...

Cheguei aqui por obra e graça do Francisco do blog do Camaro, adorei teu text, teu estilo... E o fim foi apoteótico: "Burra, Burra!"

Pena eu não conhecer Goiânia pra melhor me ambientar...

Nanael Soubaim disse...

Bem, Goiânia tem mais de um milhão de habitantes e já foi referência em qualidade de vida e transporte público, hoje é lição amarga a ser tomada em ambas as áreas.

Bem-vindo e volte sempre.

Patrícia Balan disse...

Fala, cabeça pensante! Não é sem motivo que, quando meu mp3 ficou sem pilha, eu tive uma crise, fiquei hiperventilando até achar uma estepe, perdida na bolsa. Dentre meus testemunhos sobre conversas ouvidas em transportes urbanos estão:"Mulher que não teve filho não pode ser boa bisca." "O que falta para esse pessoal do TALENBÂ é uma religião!". Certa feita peguei uma van aqui no Rio em que o motorista descrevia como era melhor ser DEPILADOR DE ÁREAS ÍNTIMAS do que ser motorista (?!?). Também não sei como chegamos a isso. Neste momento ele berrava mais que o último volume do meu humilde mp3.
Se as mulas que pegaram o ônibus soubessem quantos pastores protestantes fazem parte da maçonaria teriam tido um derrame. Mas Deus, este grande Arquiteto, já está projetando metrôs com ar-condicionado e boa conversa para os humildes de coração, que ouviram calados os que deram um mau nome à humanidade.

Nanael Soubaim disse...

Eu também já ouvi sandices até piores, e devo ser o único brasileiro que não tem MP3 para ajudar. Mas ontem foi a gota d'água.