27/06/2012

Tem um jornalista lendo o teu blog



Vejam que ironia! A imprensa formal, a mesma que já fez campanhas descaradas contra os blogueiros, afirmando entre outros que nossos artigos não têm confiabilidade, alimenta suas pautas de notícias com pesquisas... Nos blogs. 44% admitiram recorrer aos blogueiros, os outros não deram o braço a torcer ou têm medo de perder seus empregos. Ver matéria clicando aqui.

Não que a rede não esteja cheia de blogs ridículos, tendenciosos, fúteis e altamente achistas, assim como todos os adjetivos citados caem como luvas na imprensa brasileira. O problema maior foi a generalização que os jornais on line fizeram, como se TODOS os blogs e blogueiros fossem repórteres de pasquins provincianos, que simplesmente copiam e colam ou inventam notícias, sem filtrar, adequar, revisar tradução, ou simplesmente escrever em português decente. O que tem de jornalista diplomado e bajulado por aí, escrevendo “esseção” e “ao nível de”, não está no gibi, está nos jornais que deveriam respeitar minimamente a língua materna.

Outra cousa que esses jornais não citaram, em seus ataques, é serem eles uma das maiores fontes de informações dos blogueiros sérios, como eu, Nanael Presunçoso Soubaim. Ou seja, nos atacando, eles atacavam a si mesmos, confiando na preguiça das massas em averiguar uma informação. E não é em um ou outro jornal que os blogueiros sérios se baseiam, ou seria realmente a cômoda tarefa de copiar e colar até mesmo os erros crassos de ortographia, já tão comuns. Nós, blogueiros que merecem manter suas páginas no ar, nos esgoelamos para ver vários pontos de vista, lendo o que dizem oposição, situação, mercenários, indiferentes e os tico-ticos-no-fubá. Não é uma tarefa muito difícil, na maior parte das vezes, já que os motores de busca nos dão muita agilidade nas pesquisas, mas quando é difícil, beira o impossível, como quando todos os veículos parecem ter copiado e colado o mesmíssimo texto sem sequer revisar, deixando a cargo de um software a tradução literal de muitos termos.

O que muitos usam para fins espúrios, é justo o que garante em boa parte, a confiabilidade e independência de um blogueiro. Somos independentes. Poucos blogueiros ganham mais do que alguns centavos por mês com os anúncios, raros ganham algo pelo que valha à pena escrever, uns gatos pingados conseguem viver da blogagem, quase ninguém consegue uma vida confortável vendendo espaços em suas páginas. Eu mesmo só tenho prejuízos com os meus.

Esta liberdade nos dá uma capacidade de discernimento e reflexão que não cabe em grandes editoriais, simplesmente porque há um editor a decidir o que vai ou não ser publicado, até que ponto será publicado e como será publicado, não raro definindo quem assinará a publicação.

Por não precisarmos seguir um roteiro rígido e cheio de interesses camuflados, também, temos agilidade que os meios de grande porte não têm. Não foi uma nem duas, foram muitas as vezes em que eu esbarrei em uma notícia ou uma informação, pesquisando outros assuntos, e publiquei nos outros blogs antes da grande imprensa, não raro com vários dias de antecedência. Como no caso dos carros eléctricos, dos quais li hoje o que eu publiquei no ano passado. Eles não sabiam disso? Com certeza sabiam, mas não havia o oba-oba do engodo pseudo ambiental que aconteceu no Rio de Janeiro, então não se interessaram em publicar o que não estava em voga. Tudo o que eu escrevi, por exemplo, sobre o Tesla Model S está hoje nos jornais, sem nem metade das informações relevantes que, sem falsa modéstia, eu coloquei nos vários artigos que escrevi sobre este sedan fantástico... E caro pra dedéu.

Por ter compromisso unicamente com o meu leitor (ainda criarei uma neologia sem gênero) eu posso escrever o que minhas consciência permitir, com todo o empenho de quem sabe que não ganhará um real por isso. Não, eu não sou contra o blogueiro ganhar para escrever, pelo contrário, isso o deixa livre de ter que procurar bicos para complementar o orçamento, e já foram muitas idéias perdidas por não poder anotar no momento em que as tive. Quero dizer que a blogosphera ainda é uma fonte honesta e razoavelmente isenta, bastando ao leitor a devida filtragem. Quem não filtra, não se importa com a veracidade de uma notícia.

Aproveito então, caríssimi leitori (neologismo ítalo-brasileiro) para reiterar meu compromisso com a sua sanidade mental, moral, humorística e sentimental. O Palavra de Nanael é e continuará a ser um canal de resistência da ética, da língua portuguesa e de todas as cousas boas que o mundo tem desprezado. Estou aberto a críticas constructivas, sugestões de pauta e convites para conhecer as suas páginas. Ainda que demore um pouco, eu vou lá.


E dá licença, que vou falar de um assunto que, no entender das campanhas feitas em um passado recente, e fez um baita estragão em São Paulo, eu só poderia abordar se fosse milionário.

Por falar nisso:
Flickr
Talicoisa
À Bateria
Demônios Internos 
Vintage Way of Life

Nenhum comentário: