11/05/2012

Vaquinhas no brejo

Vaca 'Carajá', na praça da Matriz de Campinas

Sim, as vaquinhas foram para o brejo. Semanas de exposição, com aceitação acima do esperado, fizeram a fama do cow parade em Goiânia. Nesta semana, foram transferidas das ruas para o parque agropecuário da Nova Vila, que para quem não sabe, é um bairro todo construído no brejo.

O bom foi ter mostrado que o goianiense ainda guarda um pouco daquele refinamento bucólico que políticos babões-populistas tentaram destruir com afinco. Ainda há chances adormecidas de Goiânia voltar a ser uma cidade civilizada e cordial, agradável de se viver... Especialmente no trânsito. Socorro...

Houve poucos incidentes, quase todos leves. Pichação foi de longe o maior problema. Os mesmos inúteis que gastam dinheiro com tinta e noites de sono para deixar seus garranchos supérfulos em propriedade alheia, e em quase tudo que é prédio público, decidiu deixar como legado à humanidade, mais rabiscos inúteis nas carcaças de fibra-de-vidro das vaquinhas.

Um incidente mais grave, porém, aconteceu no meio da 'gente de bem', da 'sociedade goianiense', cheia de títulos concedidos pela câmara de vereadores. Um grupo de fiotes de cruz-credo decidiu furtar uma das vacas, que estava no parque Vaca Brava, no Setor Bueno. Área nobilíssima, com tudo por perto e de primeira qualidade. Os mongos foram tão mongos, que levaram a vaca para o seu condomínio, como se ninguém fosse perceber uma vaca rosa-choque em tamanho natural com chifres espelhados, intitulada 'Oasis', na garagem do prédio. Levaram em uma Saveiro, sem nem uma lona para disfarçar, todo mundo viu os taiobas rindo feito dementes, enquanto cometiam uma infração grave de trânsito. Foram denunciados por um monte de gente, daí se vê o quanto são bem quistos, e os fi-lhi-nhos de zenten de bens foram parar na delegacia.

Bem, a vaquinha voltou ao parque e os meliantes foram soltos sob fiança. Comprovando o que Cocó Chanel disse "Há pessoas ricas e pessoas com dinheiro, infelizmente nem sempre são as mesmas", eles demonstraram toda a sua mentalidade subdesenvolvida e depredaram a vaquinha. como se dissessem "Se essa vaquinha chi-quér-ri-ma não pode seer minha, não será de mais nin-guém! Ai, como eu tô bandida!" e quebraram alguns dos pedaços espelhados.

Claro, que em fóruns de internet, houve quem defendesse os sujeitos, afirmando que nem era tão grave para ser chamado de 'crime' ou 'furto'. Claro que cada um deles, despertou a ira de cidadãos já fartos de impunidade, e foi devidamente avacalhado em massa. Pior foi a parte abobalhada de São Paulo colocar todos os goianos no mesmo saco e... Deixe pra lá, não vale à pena.

Felizmente a cow parade é uma organização muito bem administrada e todas as vacas serão devidamente restauradas. Elas estão, aliás, no parque de exposições justo porque começa hoje, a exposição agropecuária da cidade. Lá, como as vacas de verdade, serão leiloadas e a renda revertida para a caridade. A My-cow Jackson é uma das preferidas do público, mas foi a cor-de-rosa-choque que os garanhões furtaram e depois depredaram. Os pais desses jovens também me impressionaram muito. Com todo o sucesso que essas vaquinhas fizeram, NINGUÉM apresentou sequer uma linha de adesivos com ilustrações delas.

Absolutamente ninguém, nem os camelôs, apareceram vendendo mini vaquinhas com as estampas e poses das de verdade, expostas pela cidade.Não acredito que a organização do evento se recusasse, em troca de uma comissão para as ações sociais que sustentam, se recusassse a licenciar o que já estava pronto. E desde quando camelô dá tento para licenciamento? Sabem aqueles chaveirinhos co vaquinhas que, em se apertando o fundo, se deitam? Nem isso, com adesivos, se viu em bancas ou com ambulantes. A miopia do empresariado goiano é maior do que a média nacional.

O saldo, porém, é muito positivo, demonstra que o goianiense está disposto a gastar um pouco de seu tempo para apreciar arte, ainda que timidamente e ainda precise de formas mais lúdicas. Para o ano que vem, com certeza poderemos esperar por outra edição da cow parade, talvez com mais civilidade, mais maturidade e menos miopia de quem tem grana para investir. Assim, quem sabe, Goiânia se torna aquela promessa vanguardista que foi, até o início dos anos sessenta.





Para acompanhar a Cow Parade pelo Brasil, clique aqui, e vá ao website.

3 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Sou linha-dura e não nego, e tenho profundo repúdio por quem rela um dedo em patrimônio alheio para depredar como um animal que sai urinando pelos cantos para marcar território.

Nanael Soubaim disse...

É mais ou menos isso que eles fazem, mas começaram a se dar mal.

irene disse...

Mais uma vez, palavras brilhantes as suas... as únicas lembranças são mesmo as fotos, que, por sorte, ainda não estavam pichadas. Olhos pra quem sabe ver...