05/11/2011

Eu observo o trânsito

http://educadorestransito.zip.net/

Vi o trânsito da capital se deteriorar nos últimos cinco anos. Na verdade ele já estava se intensificando de forma vertiginosa desde meados dos anos noventa, mas deterioração mesmo é cousa mais recente.

Alguns vão perguntar quem fez a pesquisa, qual a universidade internacional por trás dela, quais os métodos e todo um inquérito academista de quem não dá valor ao que não sai das salas fechadas e cheias de estatísticas. Tirei esta conclusão da prática, da dificuldade em atravessar uma rua sem ter que pegar carona em uma ambulância, da maior demora em fazer o mesmo percurso e das barbáries que testemunho todos os dias, dignas de quem comprou a habilitação sem ter pisado na pista de testes do detran.

Algo interessante que vi muitas vezes, quando os semáforos apagaram, o que é cada vez mais corriqueiro, é a capacidade do bom motorista em gerir seu próprio comportamento. Isto independe de idade, situação econômica, se é público ou particular, tamanho do veículo e sua lotação. Vocês ficariam impressionados em ver aquelas picapes full size (às vezes com reboque) em grande quantidade, dançando ente os carrinhos pequenos e os ônibus, sem incidentes, sem sequer haver risco de colisão, enquanto a sinalização está pifada. Os condutores simplesmente colocam em prática o respeito ao espaço e  à vez do outro, nada além disso. Ainda que com mais lentidão, o trânsito flui mesmo na ausência dos escassos agentes de trânsito. O resultado é que ninguém se estressa, os pedestres atravessam as vias com relativa segurança, todo mundo chega ao seu destino dentro do prazo previsto e, principalmente, o raro espetáculo da civilidade em solo brasileiro se dá à frente de quem quiser ver.

Notei que não existe rico abusado e pobre despeitado atrapalhando a segurança no trânsito, existe o motorista mau, porque o mal motorista ainda se esforça em não cometer besteiras. Já vi Ferrari dando passagem para Golzinho quadrado, Camaro parando o trânsito atrás para a velhinha terminar a travessia, Mercedes-Benz cedendo a vez ao pau de arara do transporte público, bem como Fusquinha parando um pouco antes da faixa e dando ao pedestre do trânsito visibilidade maior transversal. Também já vi carros lotados, muitas vezes com famílias, sendo usados como ameaças motorizadas.

Em todos os casos o tamanho do carro simplesmente dificulta a manobra, e olhe lá. Todos os donos de carros grandes que conheço, me relatam as mesmíssimas dificuldades para encontrar vagas que os dos pequenos. Observando os tamanhos das vagas, notei que muitas não chegam a três metros, quando os menores carros nacionais têm mais de três e sessenta, inclusive a maioria dos buggies. De outro lado, vejo um grande número de vagas onde cabem facilmente um Landau, com seus cinco e quarenta, e as picapes grandes as aproveitam. Em suma, a quantidade de vagas muito grandes ou muito pequenas, que observei, é aproximadamente a mesma; raramente um meio termo. Suponho que motocicletas saem e deixam essas vagas muito pequenas, o que me faz lamentar que os donos dos carros não estejam por perto para remanejar seus veículos e criar uma vaga aproveitável.

Os veículos de duas rodas, aliás, são os que me causam mais preocupação. Seus condutores confiam demais, muito além dos níveis salutares, no tamanho e na agilidade deles. Quando o trânsito fica parado, eles não hesitam em costurar entre os carros, acelerando tudo para pedir passagem, que faz os 70km/l possíveis em algumas motocicletas virarem lenda. Eu conheci quem consegue a marca, sem nenhuma técnica avançada de pilotagem. Pior ainda é quando o trânsito está com as brechas preenchidas pelos motociclistas, porque então eles não pensam duas vezes antes de subir na calçada, e dane-se quem estiver na frente. Algo que eles poderiam fazer, se valendo do pouco tamanho da maioria, é descer, empurrar a moto na faixa de pedestres, montar de novo e seguir viagem, mas muitos preferem acelerar na calçada.

Não se iludam com a fragilidade das bicicletas, quase todos os ciclistas ignoram que elas também estão no código de trânsito e precisam respeitar suas regras. Basta um único idiota para que toda a organização voluntária dos condutores seja quebrada, e o veículo deste idiota mão precisa ter motor, na verdade nem pedais, um skatista com síndrome de revolta contra tudo isso que aí está, pode sozinho atrapalhar uma dezena de carros grandes... desde que não haja no meio um idiota igual a ele, que não se importe em ser processado por atropelamento. Eles existem. Não é só a armadura de aço, alumínio ou plástico industrial de alta resistência, que faz o cidadão comum se achar invulnerável, uma estrutura tubular ágil e estreita, que caiba em qualquer espaço, pode fazer o indivíduo sentir-se um velocirapitor do trânsito... E não é que o comportamento predatório é o mesmo? Um veículo de tração humana que não respeita a vez do outro, atrapalha tanto quanto um caminhão.

O que eu conclui com isto e com vários outros episódios em outras áreas da sociedade? Que o brasileiro é um primeiromundista ordeiro enrustido, ávido por uma oportunidade para dar vazão à sua civilidade reprimida. Quando tem oportunidade, e cooperação do bando, respeita o espaço e a vez do outro sem a necessidade de uma autoridade por perto. Havendo incentivo do governo, que parece ganhar muito mais com a indústria da multa do que valem as vidas perdidas, com fiscalização eficaz, a vinda maciça dos carrões americanos não piorariam em nada o nosso trânsito. O cidadão honesto, que fica perdido no meio da bandalheira, está ávido para sair do armário de aço e assumir o motorista exemplar que não o deixam ser. Pelo que vejo, o tamanho do carro influi muito menos na fluidez do que o tamanho da civilidade.

Conclui que quando o cidadão quer, dirige uma F550 com a mesma elegância social de quem dirige um Gurgel Motomachine. Quando não quer...

Dicas de como proceder para melhorar o trânsito, cliquem aqui.

5 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu mesmo já presenciei mais abusos da parte de bicicleteiros que de motoristas, ainda que depois daquele episódio do maluco do Golf os tais "cicloativistas" tenham aproveitado para se promover como "coitadinhos".

Nanael Soubaim disse...

Tem gente que torce por um cadáver para usar como palanque.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não vou esconder que às vezes eu torço para que algum palhaço metido a revolucionário morra, por não aceitar que queiram me impor uma visão que eu não concordo como sendo um dogma inquestionável como tentam fazer os tais "cicloativistas" vilanizando o cidadão de classe média por se dar ao luxo de possuir um carro às custas de muito trabalho...

Nanael Soubaim disse...

Ser honesto consigo é sempre melhor. Um sentimento abafado pode fomentar um tumor, assumindo-o ele perde muita força e te livra de perder as estribeiras à presença de um desses radicais.

Vy disse...

Querido, passando pra deixar um beijo grandão!! A Mel já voltou pro trampo, está bem! Vy