08/10/2019

Para gostar de voar



           O país de Santos Dumont é uma completa decepção na área que o gênio impulsionou. O brasileiro médio não diferencia um Cessna Citation de um Boeing 747, se não houver legendas. Entretanto, há os abnegados admiradores do mundo aéreo (não é indirecta aos piscianos) que compensam a escassez com o alto padrão. Sim, cari leitori! Assim como os busólogos, esses incompreendidos, os brasileiros aficionados por aviação têm um nível tão alto, que justificam um razoável leque de publicações, que não decepcionam. Algumas sisudas, outras praticamente jornais informativos, há ainda as de elevadíssimo nível técnico e outras que se sentem à vontade para falar com o público leigo; há as raras que conseguem unir bravamente estas duas últimas. Mas todas, sem exceção, são úteis para quem aspira fazer parte do mundo aeronáutico.



            Separei algumas páginas para quem quer iniciar seus conhecimentos e, quem sabe, subir ao topo da hierarquia alada, ou mesmo para quem pensava não haver muitas opções para quem gosta de aviação. Nenhum dos sites tem relação directa com fabricantes, empresas de serviços aeronáuticos ou similares, estes vocês podem encontrar facilmente apenas digitando o nome da empresa no motor de busca. Começo com as revistas, algumas das quais contam com publicações de papel, que eu leio regularmente. Todas elas, tanto em sites como em bancas de revistas, são muito bem faturadas, o que indica não só o poder aquisitivo do público costumeiro, mas também o grau de profissionalismo e qualidade das publicações:



Aeromagazine



            Talvez a maior e mais popular revista da área, e não é para menos. Tem como colaboradores pessoas que trabalham na área aeronáutica, mas nem por isso se perdem em discursos tecnicistas. Apesar de alguns trechos de algumas matérias realmente precisarem de aprofundamento técnico, tudo é feito de modo a aumentar o interesse do leitor. O cabeçalho de links é bastante enxuto, mas o link "seções" se desdobra em 21 pastas. E ainda há o link "guia de compras", para orientar de modo prático quem está mesmo decidido a tirar os pés do chão, à moda das tabelas de modelos das boas revistas de automóveis. Como em todas as outras a seguir, não se prive do deleite dos links de história.



Aeroflap



            É como um jornal, não é tão próximo ao leitor em sua linguagem, mas tem navegação fácil, actualizações constantes e um belo nível técnico, com novidades todos os dias, ou até mais freqüentes. A simplicidade de navegação não priva, porém, o leitor de seções bem organizadas no cabeçalho, recomendo passar pela de história, que é uma das que mais me encantam, não só pelo conteúdo, mas também pelas deleitosas photographias de época.



Aeroin



            A mais leve e acessível de todas, com o logo amis simpático e lúdico, nem por isso peca na qualidade, muito pelo contrário. No cabeçalho há um link só para promoções de passagens, com notícias de pechinchas e afins em virtualmente todo o território nacional, o que poupa o viajante de fazer buscas em sites que “não se responsabilizam por alterações”, já que aqui vocês são postos cara a cara com a empresa.



Airway



            Uma das três grandes no Brasil, e talvez a de nome mais feliz para quem quer seduzir o leitor, conta com o sólido apoio estrutural do portal UOL. O gigantismo pode, a princípio, deixar o leitor perdido, mas vamos com calma. Respire fundo, tenha em mente suas prioridades para o momento e vá directo à seção que lhe convém neste momento, depois podes se dar o luxo de saracotear pelos outros temas correlatos. Rolando a página para cima, já se tem acesso às seções em suas matérias mais recentes, cuidadosamente organizadas, mas o cabeçalho dá links para quem quer ir directo a elas. Quando se trata de aviação eléctrica, é seguramente a que mais dedica espaço ao tema.



Avião Revue



            Apesar do nome chique e pomposo, o site é bastante austero e fácil de operar. O cabeçalho de links é bem completo e as fontes são grandes, o que significa facilidade e rapidez de leitura, com as seções nomeadas de forma clara e inequívoca. Há um link para uma seção só de vídeos, que, sabemos, é o que mais encanta e seduz os aspirantes em estágio inicial; e é um acervo respeitável!



Panrotas



            Também tem o formato de caráter mais informativo, quase institucional, mas nem por isso é chato. Só as imagens bastariam para entreter seus olhos, mas tem mais. O cabeçalho tem um diferencial maravilhoso, o link de “empregos”, que tocado pelo cursor mostras as pastas para quem busca emprego e para quem busca currículos. Ainda o charmosíssimo link de e-books com os destinos mais charmosos do mundo, para download pelas empresas do ramo, bastando preencher o formulário... sim, lamento, mas nem tudo está perdido, o próprio link de empregos pode te ajudar nisso.



Portal Aviação Brasil



            É o que o nome diz, um portal com uma miríade de páginas e assuntos, tudo posto de forma racional e prática, como em uma biblioteca. Algo que pode confundir os passarinhos de primeiro vôo, é a quantidade de pastas que cada link do cabeçalho abre. É muito grande e quem está chegando agora pode nem imaginar do que se trata, então vá com calma e, se não entender de primeira, volte à página principal, escolha um tópico mais familiar e volte depois, com a cabeça mais organizada; mas depois de se acostumar com o formato, vale por um curso. No prático cabeçalho, o link "empresas aéreas" dá a opção de acessar os sites das principais empresas de aviação que operam no Brasil; são muito mais do que os leigos imaginam.



Todos A Bordo



            O nome é um convite que eu vos aconselho a aceitar. Faz parte da página de economia da UOL, mas tem vida própria, apesar do formato de blog. E por ter vida própria, pode se tornar um labirinto para quem não sabe diferenciar “estol” de “estou”, porque é bastante vasto, mas é só questão de hábito e paciência, asseguro que compensa. A barra do cabeçalho tem uma breve lista de cotações de moedas, para o viajante saber na hora o tamanho da facada que vai levar. O corpo da página em si é extremamente enxuto e demanda paciência para encontrar notícias mais antigas, mas em compensação é uma só operação de rolar página. Como bônus, dá acesso directo à página de economia, que é indissociável da aviação comercial.



            Os sites institucionais costumam primar pela pobreza, pelo excesso de protocolos supérfluos, e pelo amadorismo vexatório de quem dá de ombros para o dinheiro do contribuinte. Felizmente a área aeronáutica é uma exceção. Tudo costuma ser feito com a praticidade intuitiva aplicada aos controles de um avião, tornando-os mais fáceis e práticos do que vocês podem imaginar.


ABAG



            Não é estatal, mas segue a linha, por ser uma associação. Há áreas restritas ao pessoal associado, mas a área de livre circulação é ampla e extremamente útil. O teor é naturalmente mais técnico e directo, mas isso não tira o prazer da leitura de quem se interessa por aviação. Por ser uma página mais voltada para os profissionais da aviação, pode levar o leitor ao erro do preconceito, porque não é tão visualmente atraente como as revistas, entretanto o risco de o amador ou mesmo o leigo entrar por curiosidade, e terminar a leitura desejando se profissionalizar, é muito grande.


ANAC



            Como poderia deixar de fora a polêmica agência nacional, cujas mães devem ter as orelhas doloridas, por queixumes de pilotos e executivos de viações aéreas, mas é o único porto seguro que os aviadores brasileiros têm. É um site de extrema utilidade! Tudo o que diz respeito a documentação e procedimentos necessário a ABSOLUTAMENTE TUDO o que diz respeito à aviação doméstica. Desde como tirar o brevê até a listagem dos táxis-aéreos autorizados em território nacional. Debruçar-se sobre este site é meio caminho para se tornar um profissional competente, porque muitos pecam pela ignorância da lei, e a constituição não prevê sequer atenuante para quem cometer delito por desconhecimento.



FAB



            SENTA A PÚA! Não poderia deixar de citar nossas vespas furiosas. O site foi reformulado recentemente, não perdeu o rigor marcial, mas a cara fechada deu lugar a um rosto sóbrio. O site mostra que, contrariando o senso comum, os militares têm senso de humor e não hesitam em fazer uma piada, quando o contexto o permite; só que por isso mesmo eles NÃO HESITAM em fazer uma piada, e NÃO HESITARÃO em transformar um civil sem noção em piada, se lixando para o politicamente correcto. Mas não se atemorizem, a página é muito bonita e muito bem organizada, com intenção bem sucedida de ser simpática ao leitor leigo. Há serviços de download, agendas, links para Exército e Marinha, e uma clara intenção em seduzir vocês, que correm o risco iminente de entrar para fazer uma piada e saírem alistados; não, isso não é uma figura de linguagem, eles sabem seduzir potenciais recrutas.

Nenhum comentário: