08/04/2016

A Terra gira e se move

 Hipótese 1

  Imaginem-se em um ônibus a 120km/h. A velocidade está estabilizada e as correntes de ar que entram, são suficiente apenas para ventilar e refrescar o interior. Não há curvas significativas, o piso é bem uniforme e os ventos laterais são desprezíveis. Lá dentro há entretenimento e o ambiente é agradável, a ponto de os passageiros se esquecerem que estão em movimento.

  Um desses passageiros deixa cair seu celular. O que vai acontecer? O celular vai se espatifar no fundo do ônibus? Não, o aparelho vai cair verticalmente. O facto de o ônibus estar em movimento, não significa que um corpo solto vá colidir a 120km/h com o fundo do veículo. A possibilidade de ir para trás existia até o momento em que ele estabilizou a velocidade, quando cessou a aceleração. A partir desse momento, tudo nele estava com velocidade relativa zero, portanto o celular não vai senão para baixo. Podem fazer o teste.

Hipótese 2

  Uma banhista na praia observa um navio cargueiro se afastar, indo para mar aberto. Ela está em uma pedra alta, o que elimina a obstrução da visão por pequenas embarcações. O mar está calmo, o dia ensolarado, há pouco vento e, sob um guarda sol, ela pode se concentrar em seu entretenimento, com sua câmera, para depois mostrar aos amigos.

  O navio fica menor a medida em que se afasta, mas até quando? Vai simplesmente encolher até desaparecer como um pontinho no oceano liso e plano? Não. Como todos os moradores de cidades portuárias sabem há milênios, o navio vai parecer subir ao horizonte até certo ponto, depois ele vai parecer submergir no mar. Isso acontece simplesmente porque a massa descomunal de água do mar, acompanha por gravidade a curvatura do planeta. Isso acontece em qualquer parte do mundo. Podem fazer o teste, e levem um bloqueador solar.

Hipótese 3

  O morador da cobertura de  um arranha céu, em uma metrópole no interior de um país de grande extensão territorial, observa e photographa os arredores com um bom telescópio acoplado a uma boa câmera. O dia está claro, poucas nuvens no céu, vento moderado, temperatura agradável e nenhum edifício obstrui a actividade do cidadão. Ele pode passar o tempo que quiser em seu hobby.

  Até onde ele vai enxergar? Com um aparelho suficientemente potente, ele enxergaria, da América, o Japão? Não, ele não enxergaria, não importa o quanto sua aparelhagem fosse potente e precisa. Ele enxergaria muito longe de uma cobertura muito alta e com uma aparelhagem muito boa, mas só até onde o horizonte terminasse. Por que? Por causa da curvatura da Terra. Qualquer um que tenha subido mais de cem metros já a viu. e não adiantaria argumentar que seria por causa da lente ou uma aberração causada pela altitude, porque os elementos da paisagem não são deformados só por se subir muito. Podem fazer o teste.

Hipótese 4

  Um internauta manda por redes sociais, um belo e festivo "bom dia" para todos os contactos espalhados pelo mundo. Considerando aqui que todos estão ao computador, mesmo que só por uns instantes, que as velocidades de conexão em todos sejam bem próximas e todos recebam praticamente ao mesmo tempo a mensagem.

  Estão todos tendo um bom dia, mesmo que nenhum tenha passado por revezes significativos desde que acordou? Não, na verdade boa parte está tendo uma boa tarde e outra está em uma boa noite. Por que? Porque a Terra é mais ou menos redonda, o Sol não ilumina todos os lugares da mesma forma e ao mesmo tempo. É por isso que Sidney já almoça os restos da ceia, quando nós damos "feliz ano novo". Nem precisa ir para o outro lado do mundo, basta um americano se conectar com um europeu e as diferenças de fuso já serão muito claras. Podem fazer o teste.

Hipótese 5

  Um paulista sai do bairro Pinheiros e vai passar o natal com uma amiga em Rochester, no interior do Estado de Nova Iorque. Aqui é verão tórrido, com o termômetro, em alguns lugares, marcando os já comuns 50°C da alta estação. Nenhuma aberração climática seria considerada nesta viagem, as massas de ar se comportariam como em todos os anos e as temperaturas seriam previsíveis.

  Ele deve levar trajes de banho e roupas leves, para aproveitar a praia e passear por Manhattan, enquanto saboreia um sorvete? Não. Como qualquer viajante sabe, e os noticiários repetem todos os anos, as estações são invertidas nos hemisférios norte e sul. Enquanto nós somos cozidos no vapor, o povo do norte experimenta a prévia da próxima era glacial. Por que? Porque a Terra é arredondada e, não só isso, também oscila em seu eixo. Não é só girar e translar, ela expõe por três meses um dos hemisférios mais do que o outro ao sol. É por isso que ele, no decorrer do ano, muda seu caminho do nascente ao poente, e a sombra do meio-dia aponta sempre para onde é verão. Usem a internet, vejam por uma câmera de tempo real em outro hemisfério e verão o que digo. Podem fazer o teste.

Os comentários

  Por tudo isso um avião que saia de Teerã. não pode ficar parado no ar, esperando que Pequim gire até ele, pois decolou de uma mesma base em movimento que suporta seu destino. A não ser que uma nave vá para o espaço, fuja da gravidade terrestre e consiga se desvencilhar do movimento circular de onde partiu, a tripulação não verá Pequim passando diante de seus olhos. O que aqui está, como aqui se comporta. Nasceu em um mundo girante e com ele está girando, é este o estado de repouso de tudo o que nasce ou é construído na Terra.

  À margem da facilidade moderna, cada vez maior, em se conferir tudo o que eu disse, muita gente está se apegando a dogmas obsoletos e facilmente desmentíveis, só para não ferir sua fé. Foi-se o tempo em que era preciso ser rico para fazer uma viagem, e põe tempo nisso, há mais de um século se viaja a lazer. Mesmo assim, com as coisas acontecendo diante dos olhos, muita gente prefere ter certezas absolutas em cima de hipóteses que quem as formulou não tinha como provar.

  Sabem o "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"? Eles não. Têm medo de conhecer a verdade e ir para o inferno.

Nenhum comentário: