18/11/2011

Juventude à direita

A garotada está acatando.

Esclareço novamente que não sou de direita, de esquerda, meia-volta volver!

Repito que muitos esquerdistas já me chamaram de pelego, muitos direitistas já me chamaram de comunista,e os dois acham que têm a interpretação certa do que eu realmente sou. Então guardem suas ranhas partidaristas para outro blogueiro, este texto é para meus leitores habituais, e àqueles que sabem ler sem procurar códigos subliminares que comprovem que sou uma ameaça... Se eu realmente fosse, vocês estariam fritos.

Quando a suposta redemocratização aconteceu, em 1985, saímos de uma ditadura para uma ditabranda. A constituição de 1988 desagradou deveras os técnicos, mas os políticos amaram... Hoje sabemos o porquê. O alarde em prol da mesma foi ensurdecedor e, corroborado pelo fim do regime, ninguém percebeu que ali estavam todas as inúmeras brechas e falhas, que permitiriam um festival de permissividade com o erário sem precedentes. É o que temos hoje.

Durante muitos anos (uns vinte, mais ou menos) a chamada direita ficou calada, porque as mazelas da época da ditadura ainda estavam frescas na memória do povo, e porque os políticos que dela se aproveitaram ainda estavam fazendo asneiras com o dinheiro dos impostos. Só que a chamada esquerda começou a ser eleita e também começou a fazer besteiras, chegou a emplacar a frase "A esquerda é uma excelente oposição". Começou a crescer a idéia de que a esquerda deveria dar idéias e à direita caberia colocar em prática... O que parecia ser uma proposta de parceria, que daria o tom realmente democrático à república das bananas, acabou tornando-se uma guerra ideológica fria.

Alguns anos passaram em relativa paz, e bastante maceira. Esquerdistas começaram a cair em desgraça e trocar de partidos, como qualquer outro político, e os militantes começaram a ficar tensos, sem saber o que dizer ao eleitorado. Os mais exaltados simplesmetne empunhavam bandeiras, colocavam hinos comunistas na vitrola (ainda havia vitrolas) e respondiam com discursos prolixos e apaixonados a qualquer pergunta, mesmo que fosse sobre as horas. Claro que a parte direitista, pavio curto (né, Caiado!) pra caramba, começou a dar respostas à altura, ganhando a discussão no grito, literalmente.

Com o tempo ambos os lados foram encruando e ganhando acabamento mais fosco, que logo ficou abrasivo demais para uma convivência salutar. A coisa pegou fogo quando do plebiscito de 1993 (aqui) quando pudemos escolher a forma e o sistema de governo. Não fossem o amadorismo e o ufanismo infantil, o risco de hoje sermos uma monarquia parlamentarista teria sido real. Para quem pensa que os monarquistas saíram cabisbaixos, faça uma pesquisa na internet (como aqui, aqui, aqui e até no twitter, aqui) e veja melhor. Foi a visibilidade ganha pelos monarquistas que cooptou muitos jovens da época à direita moderada. Não se trata de um movimento de meia idade, há uma juventude crescente, mesmo a republicana, abandonando os movimentos de esquerda e indo para a direita e centro-direita.

Rapidamente as mazelas da esquerda apareceram e se mostraram iguais às de todos os outros, então os direitistas ficaram crús e fincaram pé em sua posição. Mas a debandada dos garotos para o outro lado da balança, veio mesmo com a eleição do Lula, de cujo governo os escândalos eram sistematicamente acobertados pelos militantes, e os que tentavam argumentar eram duramente agredidos em caixas de comentários. A incoerência de quem fala dos horrores da ditadura, mas dentro do seu quintal faz exactmente o mesmo, decepcionou uma parcela grande da juventude. Até a ascensão econômica de quem não for de determinado partido tornou-se crime, aos olhos dos radicais de esquerda.

Nos últimos cinco anos, a agressividade das alas radicais (de ambos os lados) chegou a níveis fundamentalistas. Só que um dos lados não está defendendo quem foi pêgo em flagrante corrupção. Lembram do ministro Rubens Ricupero? Para quem não se lembra, clique aqui e veja o vídeo aqui. Ele confessou, acreditando não estar sendo filmado, e o repórter também acreditou estarem em sigilo, que o que fosse ruim ele esconderia, que não teria escrúpulos para isso. Vejam bem, ele não foi flagrado em acto de corrupção, o que ele fez foi falar uma asneira do tamanho do Maracanã, igual às que já estamos (perigosamente) acostumados a ouvir dos ministros de hoje, e o povo pediu sua cabeça na hora. A oposição da época, hoje situação, não esperou um segundo para exigir sua renúncia. Agora no poder, essa ala esquerdista defende com unhas, dentes e ofensas explícitas pessoas flagradas no ilícito. O superfaturamento da reforma do parque Mutirama, em Goiânia (vejam aqui) é o facto mais recente.

Bem, a juventude sempre foi vista como contrapeso ao sistema, pois o sistema hoje tem outras cores e ela não arredou pé. Vendo tanta gente disseminando ódio (não vem que não tem, tenho experiência de vida, sei reconhecer palavras de ódio quando as percebo) apenas para preservar a imagem de seus partidários, o termo "comunazi" brotou e floresceu no meio. Neste semestre, para piorar o quadro, um dos líderes declarou abertamente estarem treinando gente para fazerem uma patrulha em defesa de seu partido, e já o estão fazendo, a qualquer custo, usando palavras de ordem e ocupação em massa quando faltar um argumento plausível. Não é para defender o país, é para defender os correligionários e o governo, inclusive os aliados... O que leio dessa gente não difere em nada do que aprendi sobre dogmatização, doutrinação fundamentalista e lavagem cerebral... Dez anos lidando com psicólogos, ajudando seus maluquinhos e estudando a respeito, me serviram de algo. A garotada que está trocando de lado também percebe isso. "Eles não lutavam contra a corrupção? Não exigiam conduta ética e poética até no jeito de olhar? Então por que estão agindo exactamente ao contrário?" são os questionamentos mais freqüentes com trema que conheço. O que mais irrita-os, porém, é a completa submissão ao comando do partido, como se fosse uma igreja de fanáticos. Assim que ocorre um escândalo, ficam a esperar pelas ordens do diretório para saberem o que fazer, ainda que já saibam o quê.

O golpe de misericórdia veio com a última crise mundial. A Alemanha de Fräu Merkel, direitista moderada, é o único país da zona do Euro com as contas em dia, enquanto os países que se arreganharam para políticas sociais sem ter lastro, por puro populismo, estão de pé às custas da interferência francoteutônica. Estudando muito além da cartilha que os partidos costumam impôr aos seus militantes, esses garotos acabaram concluindo que o capitalismo funciona. Claro que muitos estão radicalizando e fazendo esterco, simpatizando com grupos fascistas, mas isto aqui não é um blog do gênero 'chumbo grosso', não perco tempo com eles. A juventude que adere à direita cita a própria China, com argumentação muito bem embasada, para defender seu ponto de vista. Enquanto os fundamentalistas usam exclusivamente as informações dos regimes comunistas e seus partidos como fonte de sua confiança, a garotada decepcionada lê tudo, embora nenhum dos dois seja imparcial, seria pedir muito de jovens. O facto é que um lado usa o material liberado por aqueles governos, desprezando tudo o que sai de outras fontes, ainda que de dentro dos países, exactamente como os neonazistas. Lamento ter que fazer a comparação, não é de caráter ou similar, é somente de método, porque o resultado no subconsciente é o mesmo.

Quem me conhece sabe o quanto detesto discursos, retóricas e a famigerada prolixia, esta em virtude de meu pragmatismo acentuado, mas tenho amigos prolixos e desceria o cacete se tocarem um dedo neles. Pois a maioria dos esquerdistas não sabe se comunicar sem recorrer aos bordões e palavras de ordem de seus partidos. É muito chato! É muito incoveniente! Acabam falando tudo, menos o que faz a questão em foco funcionar! É preciso ter muito conhecimento de causa para saber o que eles realmente querem dizer, porque tanta palavra jogada numa só oração, cansa os ouvidos e os olhos. Deve ser por não ter time nenhum que eu nunca simpatizei com oradores apaixonados. Eu quero resultados plausíveis, não só de imediato, para aparecer, mas resultados com lastro e continuidade.

Releiam o que acabei de escrever no parágrafo acima. Embora minha preocupação com os necessitados possa ser visto como esquerdista, meu senso prático é considerado essencialmente de direita. São minhas asas, eu fico na fuselagem, comandando o avião. Acontece que os radicais de um lado só lêem (e deturpam) o que eu escrevo com viés para o outro. E é por causa do pragmatismo que deixo claro, que alguns jovens declaradamente de direita começaram a simpatizar comigo. Não que concordem com tudo o que digo, mas concordam com minhas intenções. E como estou pê da vida com o governo, especialmente no tocante ao regime automotivo e energético, minhas especialidades, acabamos convergindo em muitos pontos. Como politipatas não toleram qualquer conversa amigável com seus desafetos, como que assumindo uma guerra fria, atacam-me mais os esquerdopatas do que os direitopatas.

Essa garotada promete vingança nas próximas eleições. Uma parcela dela jura que o Brasil não será uma república por muito mais tempo.


2 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O nazismo tem mais a ver com a esquerda do que com a direita. A propriedade privada foi seriamente ameaçada na época do Hitler, tanto que várias viaturas militares eram veículos confiscados de civis e modificados (vários modelos Ford Köln e Fiat Topolino passaram por essa militarização), por exemplo, além de todo o culto ao chefe como se tem na Coréia do Norte hoje e a idéia de que se o estado estava bem o povo estava bem, e o operariado sendo usado basicamente como escravo ou fazendo filho que nem coelho nas Lebenbraunen.

Quanto aos esquerdistas brasileiros, antes de saírem querendo invadir fazendas para protestar contra a falta de alimentos nas mesas dos mais pobres deveriam sair daqueles maconhódromos que chamam de faculdade e arregaçar as mangas ajudando em hortas comunitárias de periferia, tem tanto terreno baldio hoje servindo como criatório de ratos e mosquito da dengue devido ao acúmulo de lixo e água empoçada quando poderia ser melhor aproveitado com uma pequena plantação de milho, mandioca e hortaliças...

Nanael Soubaim disse...

O proselitismo tornou-se o pilar de quase todas as reivindicações estudantís.